quinta-feira, 10 de março de 2016

Seminário debate luta das mulheres rurais no país

8  0 
 
 
quarta-feira, 9 Março, 2016 - 16:30
Com o objetivo de ser um espaço de diálogo entre governo e as trabalhadoras rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário promove, a partir desta quinta-feira  (10), em Brasília,  o Seminário de Políticas  Públicas para as Mulheres Rurais. Para o encontro, são esperadas mais de 60 representantes de movimentos sociais, além de servidores do MDA e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
"O encontro surgiu como uma demanda dos próprios movimentos sociais e das mulheres rurais. Nesse espaço, teremos um momento para conversar sobre as ações governamentais e sobre os novos caminhos que poderemos trilhar para melhorar a vida e as condições de trabalho desse público", ressaltou a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMRQ), Célia Watanabe.
A secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, participa da abertura do evento, prevista para às 9h. Logo após, os participantes debaterão o primeiro tema do seminário que engloba a motivação da luta das trabalhadoras rurais na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
“Nessa data as mulheres buscam dar visibilidade às suas bandeiras históricas de luta, como a redução da desigualdade social e da busca da valorização do seu trabalho rural, do cuidado com a semente, com a terra e, sobretudo, no controle e na gestão das políticas públicas”, comentou a diretora.
As representantes dos movimentos sociais, esperadas no encontro, também fazem parte de três comitês importantes para as ações voltadas às mulheres rurais: o Comitê Permanente de Mulheres Rurais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf); o Comitê Nacional do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural; e o Comitê de Organização Produtiva Rural.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participa do seminário na sexta-feira (11), pela manhã, para dialogar com as mulheres rurais.
Serviço
Seminário de Políticas Públicas para Mulheres Rurais – A Luta das mulheres rurais conquista direitos
Data: 10 e 11 de março (quinta e sexta-feira)
Hora: a partir das 9h
Local: Auditório do Incra – Setor Bancário Norte, quadra 1, bloco “D” – Edifício Palácio do Desenvolvimento, 11º andar – Brasília/DF

Gabriella Bontempo
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/semin%C3%A1rio-debate-luta-das-mulheres-rurais-no-pa%C3%ADs#sthash.npsbQjeF.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário