segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tecnologia do Programa de Agroecologia do Incaper incentiva o desenvolvimento sustentável




Assessoria de Comunicação Incaper

O desenvolvimento sustentável e a preocupação ambiental são temas que merecem muita atenção do campo científico e de toda a sociedade. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já está sensibilizado com essas questões há bastante tempo e suas principais ações nesta área estão nos programas e projetos de agroecologia, que visam a produção agropecuária sustentável, sem uso de agroquímicos, prezando pelo equilíbrio ambiental e pela qualidade de vida do agricultor e do consumidor dos produtos agrícolas.

Desde 1990 o Incaper possui um centro de pesquisa em agroecologia na Região Centro-Serrana. Em Domingos Martins, numa área experimental de três hectares, concentra-se o desenvolvimento das principais de tecnologias e pesquisas da agricultura orgânica e seus experimentos. Hoje, este é considerado uma Unidade de Referência em Agroecologia (URA), sendo a área experimental de pesquisa em olericultura orgânica mais antiga do Brasil, configurando-se como uma referência em âmbito nacional.

As pesquisas desenvolvidas são voltadas para tecnologias que possibilitem alternativas viáveis para a produção. Entre os temas, estão estudos sobre compostagem, adubação verde, cultivo em alamedas, eficiência energética e sequestro de carbono, tipos e variedades adaptados aos cultivos orgânicos, produtos alternativos para controles biológicos de pragas e doenças, entre outros.

O pesquisador em agroecologia do Incaper, Jacimar Luiz de Souza, ressalta a importância do trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da agricultura sustentável: “É preciso encontrar alternativas que considerem os princípios de sustentabilidade das produções agroecológicas. O campo científico cuida de estudar e transferir as tecnologias que amparem essa prática e sejam acessíveis ao produtor, já que o manejo e os tratos culturais da agricultura orgânica são diferentes das convencionais”.

Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) também são importantes expositores do trabalho realizado nesse sentido. Um dos principais exemplos foi denominado de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que tem por objetivo contribuir para a inclusão econômica e social de famílias em situação risco e vulnerabilidade social, proporcionando a melhoria da qualidade de vida. Ele já envolve 540 famílias, que estão na agricultura orgânica em 18 municípios capixabas. Um alcance significativo que vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável no campo, à medida que acompanha as atividades agrícolas dessas unidades e proporciona benefícios ao produtor, tanto no aspecto econômico quanto em qualidade de vida.

Para o coordenador do Programa de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Incaper, Lúcio De Muner, os projetos direcionados a dar assistência aos agricultores envolvidos com a agroecologia devem levar em conta os saberes locais, aspectos culturais e socioeconômicos envolvidos. “O foco está no desenvolvimento de sistemas mais sustentáveis de produção, como tecnologias de manejo de solo e água, buscando a diminuição de insumos contaminantes ao meio ambiente e da saúde dos agricultores familiares, visando a transição para sistemas de produção mais sustentáveis”, explica sobre os objetivos das ações.

Atualmente, de acordo com dados da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), existem cerca de 200 produtores agricultores certificados no Espírito Santo que produzem alimentos orgânicos, em cerca de 4 mil hectares. Estima-se que cerca 1.300 agricultores estejam em fase de transição para a produção agroecológica e a perspectiva do Incaper é de que com o trabalho de assistência técnica, extensão rural, desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que forneçam suporte a esse tipo de produção, a conscientização e capacitação do homem do campo para o exercício dessas atividades esse número aumente ainda mais, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida no campo e a preservação ambiental.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário