segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Verdades e Mentiras sobre a RETENÇÃO DO CAFÉ.



Impressionante .........
Impressionante a capacidade dos compradores mundiais de café inverterem ou colocarem a seu favor uma informação ou estratégia dos cafeicultores ... principalmente dos cafeicultores brasileiros. Por isso várias vezes digo que nós cafeicultores somos ÓRFÃOS de líderes no nosso setor, sem querer agredir ninguém, tento fazer com que pensem, reflitam e tenham AÇÃO.
Vamos aos números, sem distorções e reais.
1. Os estoques dos compradores mundiais são baixíssimos , estão comendo e comprando da mão pra boca.
2. O que está retido de café é penas cerca de R$ 1.000.000.000,00 - Um BIlhão de reais, ou seja cerca de 2.800.000 - dois milhões e oitocentos mil sacas de café, cerca de 15% da produção de 2012. Ist é mínimo e assim não vai ocorrer "ENXURRADA" DE CAFÉ no mercado com a liquidação deste contratos de ESTOCAGEM, que aliás não vencem todos juntos.
3. Bancos de investimento e compradores tentam nos convencer de um cenário negro e sem futuro para os cafeicultores. Será que querem comprar nosso café barato ? Será que sabem de algo no futuro que não sabemos ? Se vai ficar tão ruim porque não esperam pra comprar nosso café na super baixa, ao invés de agora ?
4. QUEM PODE AFIRMAR O REAL NÚMERO DESTA COLHEITA DE 2012 ? Com núeros sérios e sem serem distorcidos ? Quem pode afirmar que foi colhido os 50 mlhões de sacas de café e não 45 mlhões de sacas ? Não existe este número firme e correto HOJE !
Portanto papel aceita tudo !!!!!!! O MERCADO NÃO !!!
O MERCADO DE CAFÉ HOJE TEM UM NOVO NOME :  XAPOQUER , pois quem não tiver a inteligência e estratégia do XADREZ e o blefe do POQUER, certamente não sobreviverá.
Caso a estratégia da DERRUBADA DE PREÇOS NÃO DER CERTO VAMOS VER O TETO QUE VÃO PAGAR - dependerá muito de nós.
Cada um sabe sua necessidade, leiam, analisem, comentem com outros cafeicultores e tirem suas prórias conclusões.
Saudações a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário