sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Otan procura formas para manter presença na Ásia Central



A partir do momento que as autoridades do Quirguistão disseram que os Estados Unidos deveriam se retirar da base aérea de Manás, situada nos arredores da capital do país, Bichkek, a Pacto Militar do Atlântico Norte procura outro lugar na região da Ásia Central para instalar seu centro militar.

HispanTV
200813 asiaOs militares estadunidenses devem deixar a base no dia 11 de julho de 2014, de acordo com um decreto aprovado pelo parlamento quirguiz.
O complexo militar de Manás, que abriga cerca de 1500 soldados estadunidenses, está controlado em sua maioria pela Força Aérea dos Estados Unidos desde fins de 2001, e é um ponto de apoio logístico para as forças lideradas pelos EUA na ocupação do Afeganistão.
De acordo com um relatório do Pacto Atlantista, neste momento, a base aérea de Manás desempenha  um papel estratégico e no caso de se tornar inativa para as missões de transporte de militares, deve ser trasladada para outro lugar na região.
Desde a invasão do Afeganistão, liderada pelos Estados Unidos, mensalmente dirigem-se do Afeganistão para o tal aeroporto militar e vice-versa milhares de efetivos. Além disso, fornece quase um terço do abastecimento de combustível dos aviões da Otan no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário