quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Produção orgânica tem espaço especial no Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer



Entre os 184 estandes presentes na 15a Feira da Agricultura Familiar, que ocorre até o dia 1º de setembro, na Expointer 2013, em Esteio (RS), 19 expõem produtos orgânicos – que representam parte ou total da produção dessas agroindústrias e cooperativas familiares. Destes, oito formam a Praça dos Orgânicos, que reúne produtos como arroz agroecológico, pães, sucos e geleias produzidos sem o uso de agrotóxicos. Um dos destaques é a agroindústria Pão da Terra, que trabalha no beneficiamento de panificados orgânicos há 15 anos. 
A produção é feita por 12 famílias do assentamento Integração Gaúcha, no município de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Além dos panificados, a cooperativa trabalha com o cultivo de horta ecológica e arroz orgânico. A capacidade produtiva do grupo é de 500 unidades/dia, que inclui 22 tipos de pães, quatro tipos de biscoitos e bolos, e 18 tipos de cucas (iguaria da panificação gaúcha). “Desde que chegamos, nossa preocupação sempre foi produzir um alimento saudável para as pessoas e para nós”, afirma a produtora Marines Riva, 46 anos. 
A agricultora defende que os orgânicos são benéficos para a saúde tanto dos produtores quanto dos consumidores, e tendem a se tornar cada vez mais acessíveis caso o modelo de produção se torne regra e não exceção. “A matéria-prima ainda é um pouco mais cara porque a oferta ainda é pequena. Se a produção no estado fosse maior, ficaria mais barato”, explica. O resultado, ela acredita, seria uma vida mais saudável. “Qualidade de vida, todo mundo quer.” 
Mais Alimentos
Para facilitar a entrega dos pães e hortaliças, adquiriram um caminhão pelo Mais Alimentos – programa do Governo Federal para financiamento de máquinas e implementos agrícolas para a agricultura familiar. “A logística era uma grande dificuldade, agora está mais tranquilo. Como os juros são baixos e o prazo é bom, estamos pagando sem problemas”, afirma a produtora. 
Parte da produção da Cooperativa Pão da Terra, cerca de mil quilos por mês, é vendida para as escolas públicas da região, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A agricultora elogia a política do Governo Federal que reserva 30% das vendas para a alimentação escolar da agricultura familiar. “Não poderia ser melhor, ainda mais por priorizar a compra de orgânicos”, avalia. 
O negócio vai tão bem que eles já não conseguem atender toda a demanda. A cooperativa, agora, prepara-se para triplicar a produção. Para isso, já estão desenvolvendo o projeto de construção da nova sede para a agroindústria, na qual o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terá um papel fundamental. O crédito será essencial para comprar equipamentos modernos para continuar a produção dos panificados de forma mais eficiente. 
Os orgânicos no Brasil
A representação dos produtos orgânicos no mercado ainda é pequena, mas cresce rapidamente. Em 2011, os alimentos orgânicos representavam 0,5% das vendas dos supermercados brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A expectativa é que este ano, esta participação triplique, atingindo a marca de 1,5% das vendas. 
A produção orgânica é caracterizada pela não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam a natureza. O objetivo é promover melhor qualidade de vida aos produtores e consumidores, além de proteger o meio ambiente. O Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em área cultivada com orgânicos. 
Em 2012, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou os dados deste modo de produção no País. No Brasil, a extensão de terra cultivada com orgânicos é superior a 1,5 milhão de hectares, sendo 10,8 mil hectares no Rio Grande do Sul. Nesta área, o estado tem mais de 1,2 mil estabelecimentos certificados, sendo o segundo colocado no País em número de propriedades autenticadas. A produção orgânica gaúcha inclui, principalmente, grãos, erva mate, frutas, mel, aves e ovos. 
Juliana Reis
(61) 2020-0223 / 20202-0262
imprensa@mda.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário