quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cidade dos EUA irá prender mendigos que não saírem do centro. por Dodô Calixto



Nova lei no Estado da Carolina do Sul prevê criação de um "disque mendigo" para que população denuncie sem-tetos.

Dodô Calixto

220813 Homeless Please Help

Os mendigos que vivem no centro da cidade de Columbia, no Estado da Carolina do Sul, serão obrigados a saírem do local. Do contrário, irão para a cadeia. Na semana passada, a prefeitura aprovou por unanimidade a lei “Resposta Emergencial aos Sem-Teto”, que vai “remover” do centro da cidade pessoas que não têm moradia fixa. Aqueles que se recusarem a sair vão ser autuados e presos.
A medida, que já está em vigor, tem diretrizes claras: policiais responsáveis pela patrulha terão a missão de expulsar da região central pessoas que estejam "vagando". Os oficiais foram instruídos a fazer cumprir rigorosamente a lei de "qualidade de vida", incluindo a “proibição de vadiagem, urinar no espaço público, e outras violações”. Além disso, será criado em Columbia um “disque mendigo” – linha telefônica para que a população avise os policiais da presença de sem-teto nas ruas do centro.
A prefeitura se defende das críticas dizendo que já foram criados abrigos - nas periferias, é claro - para os sem-teto que moram no centro. No entanto, a imprensa de Columbia noticiou nesta quarta-feira (21/08) que o número de vagas dos albergues é pelo menos seis vezes menor que o necessário para atender a demanda. Segundo informações oficiais, cerca de 1.518 mendigos terão que se retirar nos próximos dias do centro.
“É a medida mais incompreensível que eu vi ser aprovada nos últimos 30 anos em qualquer cidade dos EUA”, afirma Michael Stoops, diretor da Coalizão Nacional pelos Sem-Teto em entrevista ao portal Think Progress. Michael compara a nova lei em Columbia com a segregação racial promovida por fazendeiros e empresários no século XX no centro-oeste dos EUA. "Usando um abrigo enorme nos arredores para receber todos os desabrigados de uma cidade é algo que nunca funcionou em qualquer lugar do mundo", argumenta.

Representantes de organizações de direitos humanos irão apresentar uma representação legal na justiça contra a medida, alegando que a lei fere os direito básico de tratamento igualitário entre as pessoas. "A concepção clara dessa lei é que querem que os sem-teto sejam invisíveis no centro de Columbia", disse Susan Dunn, representante da União dos Direitos Civis dos EUA. "Você pode jogá-los em algum lugar ou você pode ir para a cadeia. Isso é, na verdade, um abuso de poder", critica.

Columbia é a capital e maior cidade do estado da Carolina do Sul. São cerca de 130 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário