A Nestlé perdeu a patente de uma de suas máquinas Nespresso de preparo de café de dose única, no mais recente revés sofrido por uma de suas marcas que mais crescem. O Instituto Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês) revogou a patente, que cobria a máquina Pixie, de baixo custo, em um processo oral em 19 e 20 de novembro, segundo informou Rainer Osterwalder, um porta-voz do EPO em Munique.
A Nestec SA, a unidade da Nestlé que tinha a patente, poderá recorrer da decisão assim que as atas completas do processo forem divulgadas, dentro de algumas semanas, disse ele.
A Nestlé, a maior fabricante de café do mundo, já disse que as máquinas Nespresso são protegidas por 1.700 patentes. Mesmo assim, até hoje a companhia não conseguiu conter a invasão das imitações de cápsulas de café mais baratas de concorrentes como a D.E. Master Blenders 1753 e a Mondelez International. No mês passado, uma comissão de recursos do EPO anulou outra patente Nespresso e em abril a Nestlé perdeu uma batalha para impedir a fabricante de cápsulas de café britânica Dualit de produzir essas cápsulas no Reino Unido.
"Estamos desapontados com a decisão" que "não reconhece as inovações exclusivas próprias do design do sistema Nespresso", disse Diane Duperret, uma porta-voz da marca. A Nespresso decidirá se vai apelar da decisão assim que o EPO publicar a sentença, acrescentou ela.
A patente cobria uma unidade de infusão "que é de concepção mais simples e custo menor em comparação a unidades de infusão já existentes", afirma a especificação de patente encaminhada ao EPO. Em 2011, a Nestlé lançou a Nespresso Pixie, que custa € 149 (US$ 201) em seu site na internet, contra os € 599 de sua máquina Gran Maestria.
Lançada em 1986, a Nespresso acabou se tornando uma das marcas de maior crescimento e lucratividade da Nestlé. Em 2010, ela respondeu por cerca de 15% do crescimento da Nestlé, segundo o analista da Nomura David Hayes.
A companhia suíça previu em abril que a marca poderá registrar vendas adicionais de 500 milhões de francos suíços (US$ 549 milhões) este ano. A Nestlé parou de informar detalhes sobre as vendas da marca Nespresso no ano passado.
A patente foi derrubada em resposta à oposição dos concorrentes, embora isso não mude a "atual situação competitiva", uma vez que a Nespresso diz não ter processado nenhum fabricante das cápsulas genéricas baseadas em sua patente.
"A proteção de nossa propriedade intelectual é um componente importante de nossa estratégia de negócios, mas nosso sucesso continuará sendo guiado por nossa capacidade em superar as expectativas do consumidor com o fornecimento de produtos e serviços de qualidade excepcional", disse Duperret.
No mês passado, a Nestlé anunciou vendas para os primeiros meses do ano que ficam abaixo da meta para o ano como um todo. As vendas no primeiro semestre da marca Nespresso tiveram um crescimento porcentual de "dois dígitos" numa base que exclui as oscilações cambiais, as aquisições e as alienações, informou a Nestlé em 8 de agosto. A Nespresso está criado variedades de produtos e crescendo em regiões como os Estados Unidos para alimentar as vendas. A marca possui seis pontos de venda de varejo neste mercado, depois da abertura de uma loja em Beverly Hills, na Califórnia, no mês passado.
As informações são do Bloomberg, veiculadas pelo Valor Econômico, adaptada pelo CafePoint
A Nestec SA, a unidade da Nestlé que tinha a patente, poderá recorrer da decisão assim que as atas completas do processo forem divulgadas, dentro de algumas semanas, disse ele.
A Nestlé, a maior fabricante de café do mundo, já disse que as máquinas Nespresso são protegidas por 1.700 patentes. Mesmo assim, até hoje a companhia não conseguiu conter a invasão das imitações de cápsulas de café mais baratas de concorrentes como a D.E. Master Blenders 1753 e a Mondelez International. No mês passado, uma comissão de recursos do EPO anulou outra patente Nespresso e em abril a Nestlé perdeu uma batalha para impedir a fabricante de cápsulas de café britânica Dualit de produzir essas cápsulas no Reino Unido.
"Estamos desapontados com a decisão" que "não reconhece as inovações exclusivas próprias do design do sistema Nespresso", disse Diane Duperret, uma porta-voz da marca. A Nespresso decidirá se vai apelar da decisão assim que o EPO publicar a sentença, acrescentou ela.
A patente cobria uma unidade de infusão "que é de concepção mais simples e custo menor em comparação a unidades de infusão já existentes", afirma a especificação de patente encaminhada ao EPO. Em 2011, a Nestlé lançou a Nespresso Pixie, que custa € 149 (US$ 201) em seu site na internet, contra os € 599 de sua máquina Gran Maestria.
Lançada em 1986, a Nespresso acabou se tornando uma das marcas de maior crescimento e lucratividade da Nestlé. Em 2010, ela respondeu por cerca de 15% do crescimento da Nestlé, segundo o analista da Nomura David Hayes.
A companhia suíça previu em abril que a marca poderá registrar vendas adicionais de 500 milhões de francos suíços (US$ 549 milhões) este ano. A Nestlé parou de informar detalhes sobre as vendas da marca Nespresso no ano passado.
A patente foi derrubada em resposta à oposição dos concorrentes, embora isso não mude a "atual situação competitiva", uma vez que a Nespresso diz não ter processado nenhum fabricante das cápsulas genéricas baseadas em sua patente.
"A proteção de nossa propriedade intelectual é um componente importante de nossa estratégia de negócios, mas nosso sucesso continuará sendo guiado por nossa capacidade em superar as expectativas do consumidor com o fornecimento de produtos e serviços de qualidade excepcional", disse Duperret.
No mês passado, a Nestlé anunciou vendas para os primeiros meses do ano que ficam abaixo da meta para o ano como um todo. As vendas no primeiro semestre da marca Nespresso tiveram um crescimento porcentual de "dois dígitos" numa base que exclui as oscilações cambiais, as aquisições e as alienações, informou a Nestlé em 8 de agosto. A Nespresso está criado variedades de produtos e crescendo em regiões como os Estados Unidos para alimentar as vendas. A marca possui seis pontos de venda de varejo neste mercado, depois da abertura de uma loja em Beverly Hills, na Califórnia, no mês passado.
As informações são do Bloomberg, veiculadas pelo Valor Econômico, adaptada pelo CafePoint
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