segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Será divulgado na 5ª feira o resultado do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café



Disputa é feita entre lotes finalistas de certames estaduais. Comissão Julgadora já está reunida em São Paulo

O 10º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café está na sua etapa final. A Comissão Julgadora, integrada por especialistas e coordenada por Ensei Uejo Neto, está reunida nesta segunda e terça-feira (25 e 26) no laboratório do CPC – Centro de Preparação de Café, do Sindicafé – São Paulo. O resultado, com a nota dos finalistas nas categorias Café Natural, Café Cereja Descascado e Microlote, será divulgado na quinta-feira (28), pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. No mesmo dia terá início o leilão dos lotes, que se estenderá até 6 de dezembro, e que é aberto a indústrias, cafeterias, restaurantes e demais pessoas jurídicas interessadas. No dia 9 de dezembro será divulgado o resultado do leilão, cujos lances fazem o ranking final do concurso.

Os trabalhos da Comissão Julgadora começaram nesta segunda-feira com a avaliação física das amostras e torra dos grãos. Na terça-feira, os cafés serão avaliados sensorialmente na xícara, em provas cegas, seguindo a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC, para o café torrado, combinada com a metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde.

Leilão e Edição Especial

As empresas interessadas em participar do leilão já podem se inscrever, bastando preencher a declaração de compromisso de compra que está disponível no site www.abic.com.br. Os lances deverão ser dados presencialmente ou via internet, para o e-mail cristiane@abic.com.br. O lance mínimo aceito para todos os cafés finalistas será 50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia 27 de novembro. É admitida a formação de consórcio, podendo ser arrematado todo um lote ou apenas 1 saca. Os lotes das categorias Café Natural e Cereja Descascado são de 8 sacas cada; os Microlotes são de 2 sacas. O regulamento completo está no site da ABIC.

Os cafés adquiridos no leilão pelas empresas serão industrializados e chegarão ao mercado em abril, em embalagens numeradas de 250 gramas, compondo a 10ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

Para a ABIC, o grande objetivo do concurso seguido da edição especial é mostrar que os melhores cafés do Brasil estão à disposição dos brasileiros, e isso se traduz na melhoria contínua da qualidade e no preparo dos lotes, já que incentiva os cafeicultores na busca da excelência da sua produção, visto que os preços pagos são bem acima dos de mercado. Para as indústrias e cafeterias, ter um café campeão é um grande apelo de marketing e de diferenciação. 


Tempo de Comunicação – 25/11/2013
Jorn. Resp: Marília Moreira (MTb 11.381) -  mariliatempocom@uol.com.br
Contato: Eduardo Buitron – edutempocom@uol.com.br
Fone: (11) 3868-4037

Nenhum comentário:

Postar um comentário