O diagnóstico do presente histórico, ancorado nessa linhagem, identifica, nas transformações
recentes do capitalismo, sintomas de seu processo de decomposição.
Ricardo Musse
Ricardo Musse
A força da reconstituição, por Jappe, dessa dupla crise deriva da precisão e da argúcia com que demonstra seus efeitos na configuração contemporânea da sociabilidade e da subjetividade. A expansão inaudita da mercantilização, atingindo setores até então infensos ao "fetichismo da mercadoria", intensifica as formas de relação social moldadas pela troca monetária, com o predomínio da abstração e da quantificação. Seu resultado mais palpável consiste no incremento da barbárie, patente cada vez mais não só no funcionamento do mercado, mas nas próprias políticas de Estado. Em linha geral, no entanto, nesta fase, o capitalismo tende a promover, no âmbito das subjetividades, o narcisismo. Trata-se de uma neurose (ou psicose), cuja matriz, Jappe atribui a uma infantilização massiva oriunda da ênfase no consumo, na sedução das mercadorias e de uma dessimbolização em larga escala produzida pela indústria do entretenimento. A regressão a um estágio no qual prevalece o princípio do prazer, a dificuldade em aceitar a realidade, a projeção do eu sobre os objetos exteriores, no mínimo, dificultam a experiência da alteridade, condição imprescindível para um desenvolvimento psíquico maduro.
As polêmicas de Jappe contra as correntes contemporâneas críticas do capitalismo perpassam os dez artigos reunidos no livro. Intervenções no debate francês, os textos não se eximem de confrontar as principais reações intelectuais e políticas à crise do capitalismo.
A discussão é travada em patamares distintos. Num primeiro bloco, rejeita-se "o cidadanismo" do tipo Attac, a caça aos especuladores e as críticas cujo único alvo é a alta cúpula financeira; mas também as propostas de volta à "política" e à "luta de classes". Jappe designa-as como "populistas", pois não criticam as bases do capitalismo, limitando-se a "propor reformas, procurar bodes expiatórios, procurar formas de antagonismo que afundaram com o próprio capitalismo".
Num segundo bloco, propõe um "diálogo crítico" com tendências que julga capazes de indicar caminhos para uma superação real da sociedade capitalista. Inclui, nessa série, os teóricos do "dom", organizados no grupo francês Mauss, as posições defendidas por Jean-Claude Michéa e a tese, surgida no interior do ambientalismo, do "decrescimento". As objeções que Jappe levanta referem-se, grosso modo, a uma compreensão insuficiente, por parte dessas vertentes, da lógica do capital. Desconhecendo as determinações primordiais do processo de acumulação, esses adversários do capitalismo correm o risco de propor metas ou roteiros insuficientes para "sair do capitalismo".
Os dois últimos artigos do livro esboçam uma atualização do conceito frankfurtiano de "indústria cultural". Jappe insiste na pertinência de distinções "qualitativas" no campo da arte e da cultura, contra o relativismo generalizado e o igualitarismo da "esquerda cultural". Segundo ele, o pós-modernismo apenas replica a dominação da forma-mercadoria, com sua indiferença em relação ao conteúdo.
Concluo com uma citação indicativa de sua disposição em não se curvar a consensos consagrados como senso comum: "A esquerda quis abolir hierarquias que podiam até fazer algum sentido, com a condição que não fossem estabelecidas como definitivas, que fossem modificáveis: as da inteligência, do gosto, da sensibilidade, do talento. A existência de uma hierarquia de valores contribui para negar e contestar a hierarquia do poder e do dinheiro que reina absoluta numa época em que se nega toda e qualquer hierarquia cultural."
Ricardo Musse é professor no departamento de sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo/Brasil.
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