quinta-feira, 3 de março de 2016

Jovens da Paraíba participam de dia de campo sobre sementes e sistema de barramento



Publicado dia 03/03/2016
Jovens aprenderam uso do sistema de barramento e cultivo de espécies da caatinga. Foto: Coonap

Um grupo de 20 jovens assentados da Paraíba participou de dia de campo na estação experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, a 121 quilômetros da capital João Pessoa. O objetivo da atividade, realizada dia 24 de fevereiro, foi apresentar experiências com germinação de sementes de espécies nativas, preparo de solo para plantio e uso da tecnologia do Sistema de Barramento Base Zero.
Os jovens são dos assentamentos Bom Jesus, localizado em Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, José Antônio Eufrouzino e Venâncio Tomé, ambos no município de Campina Grande. A ação foi promovido pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio as Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra para prestar assistência técnica nas áreas de reforma agrária.
As atividades foram conduzidas pelo engenheiro agrônomo João Macedo do Insa. O dia de campo teve como tema a coleta e a germinação de sementes de espécies nativas, oportunidade na qual os jovens conheceram experiências realizadas por meio de pesquisas sobre germinação. O grupo foi orientado sobre a importância de se multiplicar as espécies nativas da caatinga, a exemplo do umbuzeiro, baraúna, jurema e canafístula, para a preservação do bioma.
Sistema de barramento
No viveiro de espécies nativas, eles aprenderam como preparar o solo para o plantio e a forma de reconhecer o solo adequado para produção de mudas. Durante a visita, o grupo conheceu a tecnologia de Sistemas de Barramento Base Zero, que consiste em utilizar pedras encaixadas, que ao formarem arcos suavizam a correnteza e armazenam água, livre de salinização e evaporação.
No final da atividade, os jovens fizeram o plantio de 1.500 mudas de gliricídia (planta com potencial forrageiro, melífera e utilizada para recuperação de solos degradados), que em breve serão doadas para agricultores familiares. Em seguida cada jovem escolheu uma muda de planta nativa para levar e plantar em seus assentamentos.
Para Maria Eduarda, do assentamento Bom Jesus, o dia de campo foi um momento de aprendizado “Hoje tive a oportunidade de aprender mais sobre o plantio e preservação das espécies, como também trocar experiências com os demais participantes. Lá no assentamento, o grupo de jovens já está envolvido com esta questão ambiental. Já tivemos capacitações sobre enriquecimento da caatinga e o dia de campo somou ainda mais nossos conhecimentos”, afirmou a jovem.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário