terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pouco risco para quedas mais acentuadas do preço do café arábica, diz Rabobank



Carine Ferreira
O banco holandês Rabobank afirma que é limitado o espaço para quedas ainda mais acentuadas dos preços internacionais do café arábica. Em seu boletim trimestral sobre expectativas de cotações de commodities agrícolas para o terceiro trimestre do ano, o banco estima que um risco para o recuo mais acentuado das cotações do grão seria uma desvalorização mais pronunciada do real frente ao dólar e uma revisão para cima da safra 2013/14 na Indonésia. O país asiático é o terceiro maior produtor mundial de café robusta e tem sua safra sendo impactada por pesadas chuvas.
O boletim do Rabobank também diz que uma possível aceleração das vendas de robusta no Vietnã, o maior produtor mundial desta espécie de café, também poderá impactar o mercado, já que produtores provavelmente ainda carregam estoques da safra 2012/13.
Outro ponto de atenção, diz o Rabobank, é sobre a redução líquida da posição vendida dos fundos, que em duas semanas caiu de 21,5 mil contratos para apenas 13 mil. Isso indica que revisões para cima da previsão de oferta de café podem desencadear um movimento acelerado de vendas e intensificar possíveis quedas.
O relatório do banco diz ainda que a pressão sobre os preços do café arábica podem ser minimizadas pelo lançamento dos contratos de opções de venda (ao governo) de 3 milhões de sacas de café, ao valor de R$ 343 por saca. A medida foi anunciada oficialmente no início deste mês pela presidente Dilma Rousseff, mas os detalhes dos leilões ainda não foram divulgados.
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=48144#sthash.OKa6mO43.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário