terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prédios verdes” para o futuro do planeta


Por Leonardo Lopes
Cidades, formas de assentamentos humanos ou centros de geração de ambientes construídos que visam crescimento cultural e alcance científico. Enquanto elas oferecem muitos benefícios sociais e econômicos para a população, também causam um estrago muito grande ao nosso meio-ambiente que não pode ser ignorado, como a depreciação dos recursos naturais, o aumento do lixo e da poluição e a redução de espécies da fauna e flora.
O trecho publicado no “Guia para Uma Obra Mais Verde”, do Green Building Council Brasil, em 2010, descreve com clareza um problema recorrente de nossa sociedade: o crescimento das áreas urbanas de nosso planeta em detrimento do meio ambiente e o perigo que a falta de recursos naturais, entre eles a água potável, pode nos trazer no futuro.
Relatórios do Banco Mundial apontam que, ainda neste século, poderemos ter uma guerra na disputa pela água potável e, caso as previsões estejam corretas, o Brasil corre um grande risco de ser o principal alvo, por deter 14% de toda água doce do planeta.
Uma das alternativas encontradas por engenheiros e ambientalistas é a construção de edifícios sustentáveis que proporcionem menos danos ao meio ambiente e sejam mais econômicos. Dentre os vários fatores que caracterizam um “prédio verde”, a parte hidráulica é uma das mais importantes, pois deve conter componentes que sejam capazes de evitar o desperdício da água, proporcionando a economia deste recurso natural finito.
Com base nestes conceitos, e após ler um artigo escrito pelo ex-governador de SP, Franco Montoro, em 1993, fundei, no ano seguinte, a Acquamatic do Brasil, uma empresa de caráter sustentável que há quase duas décadas desenvolve o Projeto C.U.R.A. - Consumo e Uso Racional da Água -, um dos maiores planos do mundo para se utilizar a água com consciência. Com o Projeto C.U.R.A. consegui por em prática meu ideal de vida de contribuir com a sobrevivência dos seres humanos no futuro e, além disso, conscientizar muitas outras pessoas da importância de cuidarmos bem da água de nosso planeta. 
Apostei e investi em tecnologias de ponta para desenvolver sistemas que economizem até 60% de água, trazendo economia de dinheiro para as pessoas e, principalmente, um consumo racional do recurso hídrico. Hoje, contribuo com a construção destes “edifícios verdes”, pois eles são uma tendência mundial que, com certeza, terão sua parcela de responsabilidade na manutenção saudável do Planeta Terra.
Mais do que uma empresa ou um ideal de vida, o Projeto C.U.R.A. é a forma que encontrei para conscientizar às pessoas, próximas a mim ou não, que somente com o esforço de cada um de nós conseguiremos entregar um mundo ainda habitável às futuras gerações de nossas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário