quinta-feira, 23 de abril de 2015

Coleta seletiva: 11 toneladas de materiais destinados para a reciclagem só em março




Mais de 11 mil quilos de plásticos, garrafas PET e papelão deixaram de poluir o meio ambiente só no mês de março. Esse é o resultado do trabalho desenvolvido pelos 18 integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarer) em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia. O trabalho é realizado no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que foi totalmente reformado em fevereiro e entregue pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana.

Nas mãos dos catadores, além de não poluir o meio ambiente, os produtos recicláveis geram renda. Com a venda dos 11 mil quilos de materiais os trabalhadores alcançaram o valor de R$ 4.728, dinheiro este, totalmente destinado para a Acamarer.

Reciclar materiais também traz outro aspecto positivo: economiza recursos da natureza e matéria-prima. Por isso, é tão importante a participação da população.

“Esse é um trabalho conjunto que envolve três pilares: a associação dos catadores, poder público e moradores. É necessário que a população se mobilize mais para que o projeto dê cada vez mais certo. Lixo não é problema só do município. Cada pessoa é responsável em separar o lixo úmido do seco. A população tem que colaborar com o trabalho da prefeitura, pois o lixo é um problema mundial, não podemos ser negligentes com esse assunto”, afirmou o chefe do setor de limpeza,  Lodir Guarnier.

 A coleta do lixo seco acontece as terças, quintas e sábados, pela manhã e à tarde, no centro. O objetivo da prefeitura é ampliar o serviço para outras áreas da cidade já no início do próximo mês nos bairros: Filomena, Bonfim, Municipal, Bela Vista, São Cristóvão e  Beira Rio.

A prefeitura também vai fazer um trabalho porta a porta. Funcionários vão fazer ações de conscientização de casa em casa mostrando para a população a importância da coleta seletiva.

Acamarer tem nova presidente a partir de maio – O presidente da Acamarer, José Francisco de Oliveira, vai deixar o cargo até o final deste mês. A nova presidente será Joanita Santana, que toma posse no dia 5 de maio.
Joanita já tem planos para desenvolver ainda mais a Acamarer. “Quero ajudar a associação a crescer, melhorar a saúde do trabalhador, conquistar outros direitos, incentivar os catadores a estudar, porque a Educação é a nossa melhor aliada. Vou lutar também para que nossos associados tenham plano de saúde.”

Sobre a parceria entre a associação e a prefeitura, a futura presidente da Acamarer elogia o desempenho do município: “A parceria é muito positiva, pois nos dá suporte para desenvolver nosso trabalho em dois aspectos: a estrutura física, que melhorou muito, e o repasse do Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) para a associação, que nos garante uma renda fixa mensal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário