sábado, 18 de abril de 2015

IVC divulga balanços anuais dos meios Jornal, Revista e Digital

11 de março de 2015 · Atualizado às 10h51

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Veja números sobre os meios Revista, Jornal e Digital (Reprodução/CreativeCommons)
O desempenho dos meios Jornal, Revista e Digital em 2014 mostrou que, cada vez mais, as edições digitais são importantes nos números de audiência. Nas três mídias auditadas pelo IVC Brasil, essa participação vem aumentando. O meio Jornal, por exemplo, manteve-se estável; Revistas tiveram leve recuperação a partir do segundo semestre, alicerçadas pelas edições digitais; e a audiência dos Websites cresceu. Os levantamentos foram feitos com base nas informações auditadas pelo Instituto
Meio Jornal
Os jornais brasileiros mantiveram em 2014, de certa forma, o mesmo desempenho do ano anterior com relação à circulação. Embora tenha ocorrido uma pequena queda na circulação, o crescimento no total de assinaturas e nas edições digitais manteve um cenário de estabilidade para o meio. Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC Brasil), principal referência do País em auditoria multiplataforma de mídia.
De acordo com o levantamento, a queda foi muito pequena (4.393.434 exemplares em 2013, para 4.392.567 em 2014), o que pode ser considerado estável pelo mercado. Já nos demais itens analisados, houve alterações. O levantamento é feito com base em toda a circulação paga auditada pelo instituto.
As assinaturas cresceram 7,5% de um período para outro, passando de 2.201.317, em 2013, para 2.367.205 no ano passado. As vendas avulsas diminuíram 7,6% (2.192.117 para 2.025.364) e as edições digitais mais que dobraram de um ano para outro, 118% (500.370 no ano passado, ante 228.944 no ano anterior). Esses números mostram como é cada vez maior a participação das edições digitais no total de circulação. Ela passou de 5,2% para 11,4%, com pico de 15,1% em dezembro.

Meio Revista
As edições digitais das revistas, que representam 5% da circulação total do meio, estão dando novo fôlego ao segmento. É o que mostra análise do Instituto Verificador de Comunicação (IVC Brasil) sobre os dados de 2014. De acordo com o levantamento, a partir de agosto do ano passado o meio começou a apresentar tendência de recuperação. Contribuiu para isso o aumento da audiência nas edições digitais, nas vendas avulsas e também em assinaturas.
Ao considerar as edições digitais, o crescimento atinge o patamar de 42,3% em relação a 2013. Já a circulação impressa apresenta queda de 9,6%. As vendas avulsas caíram 19,8% sobre 2013 e assinaturas tiveram retração de 3,2% no mesmo período.

Meio Digital
O volume de acessos às páginas de notícias via smartphone dobrou em 2014. Em compensação, o acesso pelo tablet apresentou evolução mais tímida, acompanhando tendência de queda na venda do produto já detectada pelo varejo. “Com o tamanho maior das telas dos celulares, o consumidor passou a substituir o tablet pelo smartphone. E isso fica claro quando analisamos os números”, comenta Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil, após auditoria a mais de 70 websites associados. A maior parte deles é composta por publishers de conteúdo impresso e digital, como sites de jornais e revistas. Essa medição ainda não contém tráfego de aplicativos, serviço já disponibilizado pelo Instituto Verificador de Comunicação ao mercado.
Segundo a auditoria, cerca de um terço do tráfego de websites vistos hoje é proveniente de dispositivos móveis. Em janeiro de 2014, o acesso mobile aos websites representava 13% do total. Em dezembro, esse número já era 27%. Já o tráfego via smartphone saltou de 10% para 23%. O acesso por meio dos tablets subiu de 3% para 4%.

Redação Adnews

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