quinta-feira, 30 de abril de 2015

Projeto de formação em Comunicação Rural será realizado em três assentamentos cearenses



Publicado dia 29/04/2015
 
Jovens de três assentamentos cearenses serão capacitados para atuarem como comunicadores do campo, por meio da formação em Comunicação Comunitária e aprendizado em Radiojornalismo e Gestão Social. A iniciativa é do projeto "Nas Ondas da Terra", que será apresentado nesta quarta-feira (29) no assentamento Cachoeira do Fogo, de Independência (CE), um dos beneficiados com a iniciativa, junto com Recreio, em Quixeramobim, e Tiracanga, em Canindé.
 
O projeto, desenvolvido pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), do Incra, pretende possibilitar que jovens atuantes em ações culturais nas suas comunidades possam em breve atuar também como comunicadores, na produção de conteúdos em áudio e para a Internet, no uso de equipamentos e softwares, e na gestão de uma Rede de Radiodifusão Comunitária Rural. 
 
A apresentação do "Nas Ondas da Terra" será na Casa de Cultura local, com participação da professora da UFCA, Rosane da Silva Nunes, responsável pelo projeto, e da coordenadora do Pacra, Silma Magalhães, além de cinco bolsistas da Universidade (selecionados pelo Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu – Proext) que irão acompanhar a formação dos participantes. O projeto terá a duração de dois anos e será realizado por meio de visitas mensais a cada assentamento.
 
Potencializar ações
De acordo com Silma Magalhães a iniciativa foi uma proposta apresentada pelo Pacra à UFCA para contribuir na formação de jovens na área da comunicação, uma das principais demandas da juventude rural. "A formação em rádio já era uma demanda dos jovens de Cachoeira do Fogo, por exemplo, tanto que eles já chegaram a improvisar uma rádio no local. Então, esse curso é muito importante para potencializar um desejo já existente", disse Silma.
 
O projeto prevê a instalação de um sistema de rádio-poste, com caixas de som por toda a comunidade, reverberando notícias produzidas pelos jovens de Cachoeira do Fogo. "O projeto tem também essa função de democratizar a comunicação e integra uma iniciativa do Pacra em firmar parcerias com as universidades, contribuindo para uma troca de experiências entre as ações do campo e o saber acadêmico", conclui Silma. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário