quinta-feira, 30 de abril de 2015

Patrus Ananias destaca importância dos territórios para o desenvolvimento econômico e social do Brasil

Foto: Ademir Rodrigues/MDA
Representantes dos 26 estados brasileiros estiveram reunidos em Brasília (DF) para o Encontro de Planejamento da Coordenação Política da Rede Nacional de Colegiados Territoriais. O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, participou, nesta quarta-feira (29), do encerramento do evento, que discutiu o planejamento das ações e políticas nos colegiados para os próximos dois anos.
Em sua fala, o ministro destacou que os territórios são muito importantes para o desenvolvimento do País. “Estou cada vez mais convencido de que o Brasil que nós queremos e estamos trabalhando para construir - um Brasil justo, solidário, soberano no cenário internacional, um país economicamente forte e socialmente justo e saudável do ponto de vista ambiental - passa pela questão dos territórios. O Brasil ainda possui muitas desigualdades e a busca por essa igualdade passa justamente pelos territórios.”
Patrus reafirmou, também, o compromisso do MDA com a reforma agrária. “Dentre as prioridades do nosso governo, estão o assentamento das famílias acampadas e a transformação desses assentamentos em espaços produtivos, autossustentáveis e que sejam também espaços de vida”, ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira, afirmou que esses encontros são imprescindíveis para a agricultura familiar. “Esse é um momento de planejamento da Rede e temos uma parceria muito forte com ela. A SDT quer ter nessa rede uma escuta privilegiada, porque o que a gente recebe de informações, de contribuições desse grupo é o que está se passando nos territórios rurais do Brasil. Por isso, temos que levar tudo isso em consideração. Promovermos o desenvolvimento territorial com o protagonismo do povo e aqui estão os principais representantes.”
O encontro começou na segunda-feira (27) e reuniu 52 participantes, dois para cada estado. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/ MDA) e levantou questões como o fortalecimento e articulação institucional, comunicação, apoio ao aprimoramento da política e participação nas conferências.

Política territorial
O vice-coordenador executivo da Coordenação de Política da Rede Nacional de Colegiados Territoriais, Josenilton Xavier do Amaral, salientou a importância da política territorial. "Nesse momento que estamos vivendo, nada é mais importante do que uma política territorial como essa, em que todos estão representados”, disse, em referência aos representantes de todo o Brasil presentes na reunião. O próximo passo, segundo ele, é começar os trabalhos definidos no Encontro.

>> Ouça aqui o áudio da matéria.

Jalila Arabi
Ascom/ MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário