terça-feira, 21 de abril de 2015

Organização Internacional do Café - OIC aponta que demanda mundial de café mantém crescimento significativo



Essa é uma das conclusões do relatório sobre mercado mundial de café da OIC do mês de março. O relatório está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Segundo o relatório sobre o mercado de café divulgado mensalmente pela Organização Internacional do Café – OIC (edição de março), a demanda mundial de café continuará mostrando crescimento significativo. Os mercados mais maduros, como a União Europeia, estão relativamente estáveis, enquanto que os mercados emergentes, particularmente na África e na Ásia, registraram um aumento significativo.
No mercado cafeeiro mundial estima-se que o total da produção do ano-safra de 2014/15 girará em torno de 141,9 milhões de sacas beneficiadasde 60 kg, enquanto estimativas iniciais do consumo mundial de café no ano civil de 2014 são de 149,3 milhões de sacas, sugerindo forte demanda de café no mundo todo. O Relatório pode ser acessado no Portal da OIC e também no Observatório do Café, menu Estatísticas/Conjuntura Mundial, disponível no site do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Consumo e exportação - A estimativa inicial no ano civil de 2014 para o consumo mundial de café é de 149,3 milhões de sacas, o que representa crescimento médio anual de 2,3% nos últimos quatro anos. O crescimento mais forte ao longo desse período se deu nos mercados emergentes, com uma média de 4,6% desde 2011, em particular na Rússia, Coreia do Sul, Argélia e Turquia. Os países exportadores também registraram aumento da demanda, a uma média de 2,6%. O Brasil é, de longe, o maior consumidor de café dos países exportadores, 20,8 milhões de sacas em 2014, seguido pela Indonésia (4,2 milhões), a Etiópia, (3,7 milhões) e o México (2,4 milhões).
Os mercados consumidores tradicionais como o a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão, representam mais de 50% do total mundial, mas registraram uma taxa de crescimento mais modesta, de 1,5%, no período.
Em termos de distribuição geográfica do consumo de café, a África e a Ásia registram o crescimento mais dinâmico, de 5% e 4,5%, respectivamente, embora representando apenas 7% e 19% do total mundial. No quesito exportação em nível mundial, o total em fevereiro de 2015 foi de 8,6 milhões de sacas, uma queda de 10,2% em relação a fevereiro de 2014.
Saiba mais sobre o café no ‘Observatório do Café' - Desenvolvido pela Embrapa Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.
No Observatório do Café estão disponíveis, entre outros, as seguintes publicações, documentos e análises das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: Revista Coffee Science; Publicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeicultura; Informe Estatístico do Café; Valor Bruto da Produção; Relatório Internacional de Tendências do Café; Rede Social do Café; Clipping do Café do Consórcio; SAC – Consórcio Pesquisa Café; Acompanhamento da Safra Brasileira; Relatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Evolução do Consumo Interno; Tendências de Consumo de Café no Brasil; Relatório sobre Mercado de Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café e Sistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.
Participe do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que será realizado de 24 a 26 de junho, Curitiba (PR) – O tema consumo de café também fará parte das discussões do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O evento é uma realização bienal do Consórcio Pesquisa Café e faz parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Desde 2000, foram realizadas oito edições do evento. A edição de 2015 tem como tema central "Consórcio Pesquisa Café - Oportunidades e novos desafios" e será realizada no Centro de Convenções de Curitiba-PR; conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR. As inscrições para todos os participantes do evento são gratuitas e darão acesso total ao evento: coquetel de abertura, palestras, mesas-redondas e painéis de discussão. Para se inscrever, acesse o site do evento (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br).
Sobre a OIC - é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, do qual o Brasil é membro, congregando países exportadores e importadores para, mediante cooperação internacional, enfrentar os desafios com que o café se depara no mundo. Seus membros representam 97% da produção de café e mais de 80% do consumo mundial. Administra o Acordo Internacional do Café (AIC), um importante instrumento para a cooperação de questões cafeeiras dos países envolvidos. Sua missão é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente de mercado, dando melhores condições a todos os participantes do setor.
Saiba mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café e Organização Internacional do Café – OIC:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/
https://www.embrapa.br/cafe
http://www.ico.org/
Flávia Bessa, com informações da Organização Internacional do Café - OIC (MTb 4469/DF)
Embrapa Café
cafe.imprensa@embrapa.br
Telefone: 61 3448 1927

Nenhum comentário:

Postar um comentário