segunda-feira, 15 de junho de 2015

Assistência técnica incentiva reciclagem de lixo em assentamentos catarinenses

Publicado dia 12/06/2015

No último sábado (06), a inauguração de uma casa de depósito de lixo reciclável no assentamento 30 de outubro, localizado no município de Campos Novos, meio-oeste catarinense, deu início a uma nova realidade para a destinação dos resíduos e conscientização ambiental das famílias assentadas.

O empreendimento foi fruto de investimento das próprias famílias, que há mais de um ano já realizavam a coleta, mas ainda não contavam com local adequado para o armazenamento. Segundo o assentado Miguel Scariot, responsável pela obra, o espaço proporcionará mais conforto e organização na separação do lixo e, ao mesmo tempo, auxiliará na preservação do meio ambiente. O material reciclável armazenado na casa de coleta será recolhido, uma vez por mês, pela empresa que recolhe o lixo na cidade de Campos Novos.

Dados coletados pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) junto às famílias e sistematizados pelo Sistema Integrado de Gestão Rural da ATER (Sigra) apontam que 76% do lixo dos assentamentos do município é queimado, 4% é aterrado em buracos e 20% das famílias coletam ou têm ponto de recolhimento de lixo.
Para os técnicos, esses dados constatam que a questão da coleta do lixo está na pauta do dia das discussões das famílias assentadas, assim como o desafio constante de reduzir o índice do lixo queimado. Para incentivar e ampliar essa conscientização, os técnicos de Ater elaboraram um material informativo sobre os principais impactos que o lixo causa na natureza e com orientações de reciclagem.

A partir dessa experiência, o objetivo da equipe é aprofundar o debate da questão ambiental e dar início à coleta seletiva em todos os assentamentos do município. Para isso, algumas atividades já foram planejadas, entre elas dois dias de campo, que ocorrerão nos assentamentos Sepé Tiarajú e 30 de Outubro.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC

(48) 3733-3560

comunica.sc@fns.incra.gov.br

twitter.com/incrasc

facebook.com/incrasc

http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário