O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participa nesta sexta-feira (26), em Penedo (AL) e em Petrolina (PE), de reuniões sobre o abastecimento de água nos perímetros públicos de irrigação nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Occhi estará acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.
A Codevasf é responsável pela gestão de 32 perímetros de irrigação situados na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Em 2014, o valor bruto de produção desses perímetros alcançou R$ 1,6 bilhão com a produção de 2,62 milhões de toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas. Estima-se que os perímetros mantiveram no período 76.692 empregos diretos e 115.038 empregos indiretos.
Os perímetros públicos de irrigação sob gestão da Codevasf abrangem uma área de 150 mil hectares. No total, são 16.751 propriedades (lotes) – sendo 15.476 pertencentes a agricultores familiares, 1.232 pertencentes a empresas e 43 destinados a programas e projetos do governo, como pesquisas agrícolas em parceria com a Embrapa.
A demanda de água anual nos projetos públicos de irrigação é de 2.480.364.879,32 m³/ano. O principal sistema de irrigação usado é o de microaspersão (40% do total), seguido pelos de: superfície (28% do total), aspersão (17% do total) e gotejamento (15% do total).
A Codevasf tem estimulado a substituição dos sistemas menos eficientes, como os de sulco (superfície), por sistemas mais eficientes, como gotejamento e microaspersão, por meio do financiamento da elaboração de projetos detalhados, que serão disponibilizados aos produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário