quarta-feira, 24 de junho de 2015

PROTESTE cobra retomada de divulgação do índice de reclamações contra planos de saúde

PROTESTE ASSOCIAÇÃO DE CONSUMIDORES

A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no último dia 19, lamentando a decisão de deixar de informar a lista das operadoras e empresas de planos de saúde privados que mais receberam reclamações dos seus beneficiários.
A entidade pede que a agência continue disponibilizando os dados do índice de reclamações em seu site, suspensos desde fevereiro de 2015, até que a nova metodologia do cálculo seja divulgada. E que a reformulação deste indicador seja amplamente discutida com a sociedade.
Para a PROTESTE, também é lamentável a decisão da agência de excluir do índice de reclamações os casos resolvidos pela empresa, após intervenção da ANS. Apesar de resolvidas, a reincidência destas reclamações pode demonstrar eventuais distorções da atuação das operadoras. Além de mecanismos irregulares de regulação aplicados por elas para dificultar o acesso do consumidor, como, por exemplo, as negativas de cobertura de procedimentos previstos no Rol e que são autorizados após o registro da reclamação na agência.
"Em um mercado repleto de conflitos entre operadoras e consumidores, a divulgação do índice de reclamações registradas pela agência reguladora torna-se importante ferramenta para que o consumidor, mais exigente e informado, possa escolher uma operadora e obter subsídios para contratar um plano de saúde", argumenta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário