domingo, 14 de junho de 2015

Codevasf promove curso de compostagem para estudantes de Japoatã

Codevasf promove curso de compostagem para estudantes de Japoatã
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou mais um curso do Projeto Amanhã em Sergipe. Nesta semana, foi realizado o primeiro módulo de um curso de vermicompostagem e compostagem para alunos da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã.
O objetivo do curso é apresentar aos alunos a importância da compostagem e vermicompostagem para adubação orgânica em sistemas agroecológicos de produção de mudas de hortaliças e florestais, assim como discutir o potencial das tecnologias sociais para renda e meio ambiente. Ao todo, 20 estudantes participaram do treinamento, executado em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros.
No primeiro módulo da capacitação, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Joézio dos Anjos, os alunos tiveram ensinamentos teóricos sobre vermicompostagem. Durante a aula prática, os estudantes receberam orientações para construir um minhocário, que será utilizado pela escola para a produção de húmus com a finalidade de viabilizar a produção orgânica de hortaliças.
O segundo módulo do treinamento está agendado para julho. Na ocasião, serão discutidos problemas ambientais e resíduos orgânicos em propriedades rurais e será realizada prática de compostagem com os alunos da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas. Ao todo, os estudantes terão contabilizadas oito horas de capacitação, incluídas as aulas teóricas e práticas.
Em breve, deverão ser realizados cursos na área de agroecologia nos municípios de Santana do São Francisco e Neópolis, ministrados pelo engenheiro agrônomo Júlio Alves Neto, ainda com datas a serem definidas. Outras capacitações que deverão ser realizadas pela Codevasf por meio do Projeto Amanhã são nas áreas de irrigação, corte e costura e segurança do trabalho.
O Projeto Amanhã já realizou este ano uma série de oficinas ambientais em municípios do Baixo São Francisco sergipano. “As oficinas, que estão inseridas no Programa de Educação Ambiental dos Perímetros Irrigados, têm o objetivo de sensibilizar jovens da zona rural sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais”, afirma a coordenadora do Projeto Amanhã em Sergipe, Valdirene Nascimento Cruz.

22 anos de atividades
O Projeto Amanhã é uma iniciativa social da Codevasf que busca inserir jovens no mercado de trabalho, principalmente da área rural, complementando suas atividades educativas com cursos de capacitação, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo, que contribuem para a sua melhoria da qualidade de vida.
Essas ações educativas ampliam as oportunidades de inserção do jovem no mercado de trabalho, fortalecendo o exercício da cidadania, o comprometimento com a preservação ambiental, o desenvolvimento regional sustentável, contribuindo para a sua fixação no campo.
O Projeto completa nesse ano 22 anos de existência com a marca de mais de 27 mil jovens capacitados, segundo informa a coordenadora Executiva Nacional do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf
Veja fotografia no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157653950293280

Nenhum comentário:

Postar um comentário