quarta-feira, 17 de junho de 2015

Futuro melhor com educação e inclusão social


16/06/2015 19:25
Investimentos do Brasil Sem Miséria criam condições para que crianças e jovens de baixa renda superem a extrema pobreza

Brasília, 16 – “Sempre enfrentamos dificuldades. Eu moro bem distante da escola e preciso pegar ônibus. Então, usava o dinheiro [do Bolsa Família] para passagem e merenda escolar porque eu ficava o dia todo na escola”, relembra Thays Cruz Souza, 17 anos. Realizada por conseguir atingir um sonho que parecia impossível, ela passou e estuda Física na Universidade Estadual do Ceará.


Thays é um exemplo do papel estratégico da educação no processo de inclusão social promovido pelo Brasil desde 2003. Este papel foi aprofundado com o Plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho de 2011, que colocou no centro da agenda do governo federal a inclusão milhões de pessoas que viviam em situação de extrema pobreza e articulou, de maneira mais eficaz, o acesso à educação, tanto para a primeira infância quanto para o ensino fundamental.

Leia também:

Entre os 22 milhões de brasileiros que superaram a extrema pobreza nos quatro anos do Brasil Sem Miséria, cerca de 8,1 milhões eram crianças e adolescentes. Eles foram beneficiados diretamente por uma das ações multidimensionais do Plano, a Ação Brasil Carinhoso, que ampliou os recursos do Bolsa Família para as famílias extremamente pobres.

Além disso, em quatro anos, a estratégia assegurou a presença de 20% das crianças de zero a quatro anos do Bolsa Família na educação infantil (636,7 mil crianças). A atuação integrada com o Ministério da Educação assegurou uma ampla expansão das escolas de tempo integral, com aumento da jornada em até sete horas diárias. No contra turno, os alunos conciliam as disciplinas do currículo escolar e atividades esportivas e culturais.

O programa Mais Educação ampliou de 15 mil para 58,3 mil as escolas de tempo integral, entre 2011 e 2014. Em 35,7 mil escolas, a maioria dos estudantes é de beneficiários do Bolsa Família. Entre eles está a carioca Andressa Leal Mendes, 15 anos, que cursa o 9º ano no Centro Integrado de Educação Pública Ministro Salgado Filho, em Nova Iguaçu. Estudiosa, ela é destaque na turma e faz planos para o futuro. “Vejo na televisão o que os arquitetos fazem numa casa e digo pra mim mesma: um dia vou conseguir fazer melhor.”


O Brasil Sem Miséria contribui para que milhões de pessoas quebrem o ciclo da continuidade da pobreza entre as gerações. E Andressa reforça ocontingente de brasileiros que dá passos firmes para superar a história de pobreza de seus pais por meio dos estudos. A mãe, Aline da Silva Leal, 31 anos, vendedora ambulante, não pode frequentar a escola. Mas está determinada a impedir que as três filhas repitam esta história. “Não quero filho meu na rua trabalhando. Meus filhos têm que estar na escola para ter oportunidades”, ensina Aline, que conta com recursos do Bolsa Família para levar seu desejo adiante.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário