quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ministro propõe fórum permanente com estados


 17  0 
 
 
segunda-feira, 1 Junho, 2015 - 18:45
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou na tarde desta segunda-feira (1º) da II Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar da Região Nordeste, em João Pessoa, capital da Paraíba. Além dos representantes dos nove estados nordestinos, Minas Gerais também integra o grupo - por estar localizado na região do semiárido. Após ouvir todos os participantes, o ministro propôs a criação de um fórum permanente com os secretários estaduais e municipais de todo o Brasil.
Cada representante apresentou ao ministro a situação agrária de seu estado. Em comum, boa parte das demandas, como ampliação do crédito (Pronaf), avanço da regularização fundiária, mais assistência técnica para os agricultores familiares, apoio para a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a priorização da política territorial.
“Ouvi com a máxima atenção todos vocês. Está muito claro que as parcerias e a adesão dos governos estaduais e também municipais são fundamentais. De Brasília, sozinhos, lá no ministério, não teremos êxito”, afirmou o ministro. Segundo ele, é preciso dar andamento ao diálogo. “Proponho pensarmos juntos os desafios que enfrentamos hoje e juntos firmarmos o compromisso de deixar um País melhor para os netos e para os netos dos nossos netos”.
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, avaliou que a agenda é uma oportunidade dos estados se organizarem e trocarem experiências. “É um compromisso com a redução da pobreza rural, com um público que por muitos anos ficou na escuridão”.
Para o secretário da Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, a reunião é de extrema importância para o desenvolvimento do campo brasileiro. “Aqui estão os estados que, juntos, abrigam mais de 50% da agricultura familiar do País”, justificou.
Os secretários de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, e da Agricultura Familiar, Onaur Ruano, ambos do MDA, acompanharam o encontro e tiraram dúvidas mais pontuais dos gestores.
A primeira reunião dos secretários ocorreu, em março, em Fortaleza. O secretário de Desenvolvimento Rural do Ceará, Dedé Teixeira, coordenou este segundo encontro.
O que é
II Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar da Região Nordeste – que conta com a participação de representantes de toda a região e também de Minas Gerais, por conta do semiárido. O fórum é um espaço permanente para discutir as demandas da agricultura familiar relacionadas a políticas públicas e adequá-las à realidade regional.
O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba (SEAFDS/PB) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) também participou do evento.

Mariana Sacramento
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-prop%C3%B5e-f%C3%B3rum-permanente-com-estados#sthash.6xrQKG36.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário