segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nova Comissão Pedagógica do Pronera toma posse em Brasília



Publicado dia 15/06/2015

Nesta segunda (15) e terça-feira (16), a Comissão Pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está reunida em Brasília, no auditório do Instituto (Edifício Palácio do Desenvolvimento, Setor Bancário Norte), para promover a posse da nova equipe - renovada por meio da Portaria Nº 214, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) de 20 de maio deste ano. 

A Comissão é composta por um coletivo de 40 representantes, surgido com a criação do Programa. O objetivo é manter a participação de todas as instituições que o compõem: Incra, universidades e movimentos sociais. Esse coletivo tem basicamente as funções de articulação, mobilização e assessoria pedagógica na parte de educação

Durante a reunião, estão sendo distribuídos os projetos pedagógicos para avaliação técnica. Como há projetos em diversas áreas, o Colegiado Pedagógico tem representação de professores de variadas regiões e áreas de conhecimento, como Ciências Agrárias, Sociais, licenciaturas, ensino técnico e Agroecologia (áreas de maior demanda no PRONERA) e movimentos sociais e sindicais do campo. Anualmente, são analisados, em média, 40 projetos, resultando num investimento de R$ 30 milhões oriundos de recursos do Incra. 

Atribuições

É de responsabilidade do Colegiado participar da coordenação das atividades didático-pedagógicas do Pronera; definir e propor indicadores de desempenho e instrumentos de avaliação; identificar, discutir, desenvolver e avaliar metodologias e instrumentos pedagógicos pertinentes aos pressupostos teórico-metodológicos do Programa; apoiar e orientar os colegiados executivos estaduais; emitir parecer técnico-pedagógico sobre propostas de trabalho e/ou projetos; acompanhar e avaliar, em conjunto com as superintendências regionais do Incra, as ações do programa nos estados e nas regiões; articular com as unidades regionais da autarquia, os governos estaduais e municipais, as instituições de ensino públicas e/ou sem fins lucrativos para promover a ampliação e implementação das ações do Programa nos estados e regiões e participar, a convite do Incra, de eventos para representação do Pronera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário