quarta-feira, 2 de março de 2016

MDA apresenta estratégia para diversificação do tabaco

0  0 
 
 
terça-feira, 1 Março, 2016 - 14:15
Foto: Albino Oliveira/MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza, nesta quarta-feira (2), em Brasília, reunião técnica de apresentação dos resultados das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para implementar o processo de diversificação do cultivo do tabaco. O evento é preparatório para a visita oficial de delegações do Uruguai, Jamaica e Filipinas, a ser realizada em Santa Catarina, no fim de março.
Em 2005, o Senado Federal brasileiro ratificou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e, então, o governo federal lançou o Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, sob gestão do MDA. A meta é criar alternativas economicamente viáveis, conforme artigo 17 da CQCT.
O MDA possui ação orçamentária para apoiar projetos de capacitação/pesquisa e para prestação de serviços de Ater, por meio de Chamadas Públicas, para a produção de outras culturas agrícolas, além do tabaco. Em 2011, lançou Chamada para atendimento de 10 mil famílias no Sul (RS, SC e PR) e no Nordeste (BA, SE e AL) e, em 2013, para 11 mil famílias nos três Estados sulistas.
O método nacional de trabalho aplicado, ainda em fase de teste, foi aprovado por 178 países, em reunião na Rússia, em 2014.
Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco
A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco é o primeiro tratado internacional da história sobre saúde pública. A iniciativa foi adotada, durante Assembleia Mundial da Saúde, em 21 de maio de 2003, e entrou em vigor em 27 de fevereiro de 2005. É uma iniciativa da OMS, negociada por 194 países, durante os anos de 1999 e 2003, motivados pelo amplo reconhecimento dos graves danos sanitários, sociais e econômicos decorrente do uso do tabaco. É o tratado que agregou o maior número de adesões na história da ONU. Seu objetivo é “proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco”.
O evento é aberto a quem tiver interesse.
>> Confira aqui a programação.
Serviço
Ações de Ater na diversificação em áreas com cultivo de tabaco
Data: 2 de março (quarta-feira)
Hora: a partir das 14h.
Local: auditório do subsolo do bloco A (MDA), na Esplanada dos Ministérios.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mda-apresenta-estrat%C3%A9gia-para-diversifica%C3%A7%C3%A3o-do-tabaco#sthash.eNzBjO5H.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário