quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Incaper realiza Dia de Campo para discutir cultura do café arábica em Marechal Floriano




Incaper

Pelo quinto ano consecutivo, cafeicultores da Região Serrana participarão do Dia de Campo sobre a cultura do café arábica em Marechal Floriano. O evento será realizado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Sua finalidade está em orientar os produtores e multiplicar tecnologias que podem ser empregadas no desenvolvimento da atividade, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade do café produzido.

A estimativa é de que mais de 100 produtores participem do Dia de Campo, na localidade de Rio Fundo. Essa atividade já reuniu muitos agricultores e vem sendo realizada na mesma propriedade desde a sua primeira edição. O plantio de café arábica estava sendo iniciado quando os cafeicultores e técnicos do Incaper estiveram pela primeira vez no local.

Para o chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) em Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling, esse acompanhamento da lavoura é um aspecto muito positivo para o conhecimento da cultura. “Mantendo a atividade no mesmo lugar, os produtores podem observar a variação dos traços culturais da lavoura que se desenvolveu bem e hoje têm uma produtividade de cerca de 42 sacas por hectare. É possível atestar a eficiência das técnicas que aplicamos no Dia de Campo”, disse Cesar.

Nas atividades do Dia de Campo, serão abordados assuntos sobre cultivares, manejo, adubação, controle de doenças e pragas, uso de regime de crescimento, bioestimulantes e outros temas que competem à cafeicultura. Além de instruções, os agricultores presenciarão demonstrações de técnicas que devem auxiliar na condução de suas lavouras. “Nosso objetivo é mostrar que existem tecnologias simples e capazes de fazer aumentar consideravelmente a produção. Basta utilizá-las de maneira correta e na época adequada”, explica Cesar Krohling sobre as instruções do Dia de Campo para os produtores.

No município de Marechal Floriano, a cafeicultura é a principal fonte de renda e empregos. Possui uma área de 3.996 hectares e produção de 75.000 sacas beneficiadas. Os trabalhos na região são na perspectiva de aumentar a produtividade e também a qualidade, sem ter que expandir a área plantada. A renovação das lavouras, por meio do Programa Renovar Arábica, é o que tem propiciado essa ampliação.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário