terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Colombianos apostam em novo tratado para expandir mercado de seus cafés na Coreia do Sul



postado há 22 horas e 2 minutos atrás

A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia afirmou que o fechamento recente de um tratado de livre comércio (TLC) com a Coreia do Sul melhorará as condições de acesso de diversas apresentações do café colombiano a um dos mercados mais dinâmicos da Ásia, disse a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

Como nos casos anteriores, a Federação acompanhou o Governo no processo de negociação desse TLC e está muito satisfeita com os resultados, lembrando que uma alta proporção do café colombiano é exportado a mais de 80 países, razão pela qual os produtores de café do país não se opõem e que, pelo contrário, vêem com bons olhos os TLCs, disse a federação.

No caso do novo TLC com a Coreia do Sul, conseguiu-se eliminar rapidamente as tarifas, o que permitirá que o café colombiano siga crescendo em um mercado que aumentará seu consumo nos próximos anos de maneira significativa.

Características do tratado

De acordo com a Federação, os principais resultados do convênio comercial firmado que tem a ver com o setor cafeeiro são: acesso a mercados, tarifa para café verde (2%) será eliminada imediatamente, tarifa para café torrado (8%) será eliminada em um prazo de três anos, tarifas para café instantâneo e as preparações de café (8%) serão eliminadas em prazos de 0 a 3 anos; foram definidas normas que o obrigam a usar cafés originários para exportar com preferências café torrado e instantâneo, que era o interesse do Café da Colômbia.

“A Coreia atualmente consome um milhão e 600 mil sacas de café de todas as procedências do mundo. No ano passado, o café colombiano representou 20% desse total e esse acordo comercial nos ajudará a ganhar competitividade, especialmente frente aos produtores de café asiáticos, que já contavam com vantagens por seus TLCs com a Coreia”, disse o gerente da Federação, Luis Genaro Muñoz Ortega.

Em 2012, a Colômbia exportou mais de 215 mil sacas de 60 quilos de café à Coreia do Sul. O consumo de café nesse país asiático para 2012 alcançou um equivalente de 1,6 milhão de sacas de café verde. Estima-se um crescimento anual médio de consumo doméstico de 2,8% anual até 2016.

O café que predomina no mercado doméstico da Coreia é o instantâneo (95%). No entanto, prevê-se que o café torrado e moído continue crescendo a taxas maiores que o café instantâneo (3,6% anual médio, frente a 2,8% anual médio, respectivamente), impulsionado pelos cafés especiais e gourmet.

Confira nos links abaixo mais informações sobre o mercado de cafés na Coreia do Sul.

Costa Rica: exportações de café à Coreia do Sul alcançaram recorde em 2012

Exposição de café no país com a maior concentração de cafeterias do mundo

A reportagem é do Elespectador.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário