terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Presidente da Colômbia enfrenta greve de cafeicultores revoltados no país



postado há 17 horas e 50 minutos atrás

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez um apelo pelo diálogo nesta segunda-feira (25/02), em meio a uma greve de protesto organizada por cafeicultores colombianos revoltados com as perdas causadas pela queda dos preços do café.

"A greve que está sendo convocada hoje não é apenas inconveniente e desnecessária, também é injusta", disse Santos, em um discurso televisionado, incitando os produtores a manter o protesto pacífico e abster-se da violência.

Desde domingo, milhares de produtores de toda a Colômbia estão se mobilizando para uma marcha a fim de exigir que o governo eleve subsídios e freie importações de café. "Nós vamos marchar todo o dia, de forma pacífica, até que nos ouçam", disse Oscar Gutierrez, um porta-voz dos produtores.

Cafeicultores da Colômbia, um dos maiores produtores de café do mundo, foram duramente atingidos por uma queda de 35% nos preços internacionais no ano passado e uma valorização de 10% do peso, moeda nacional.

Estima-se que 560 mil famílias devam seu sustento ao café, que, por décadas, foi um dos principais produtos de exportação da Colômbia.

Santos reconheceu as dificuldades do setor, mas afirmou que, desde que tomou posse, em 2010, ofereceu aos produtores bilhões de pesos em créditos e subsídios. Chamando os agricultores para o diálogo, ele propôs a criação de uma comissão para discutir como lidar com os problemas enfrentados pela indústria.

A produção de café da Colômbia caiu 12% em 2011 e menos de 1% em 2012. No encerramento do ano passado, o país havia produzido 462 mil toneladas (7,7 milhões de sacas de 60 quilos).

As informações são da Dow Jones e da Agência Estado, adaptadas pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário