sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Uganda: fortes chuvas devem atrasar colheita de robusta


Uganda: fortes chuvas devem atrasar colheita de robusta

Agência Estado
Angelo Ikeda


A colheita de café robusta em Uganda, maior produtor da variedade na África, deve sofrer atrasos devido às fortes chuvas nas regiões oriental e central do país, segundo um representante do setor.

O volume de chuvas, acima da média, está prejudicando a secagem dos grãos e atrasando a colheita, que já está em andamento, disse David Muwonge, diretor de marketing e produção da União Nacional dos Negócios de Café e Empreendimentos Agrícolas, ou Nucafe. As fortes chuvas também devem provocar a redução dos embarques nas próximas semanas.

"Normalmente, as regiões produtoras têm clima seco nesse período, mas em vez disso estão enfrentando fortes chuvas", disse Muwonge, acrescentando que as condições estão prejudicando entregas e impedindo caminhões de acessar algumas áreas.

A colheita principal nas regiões oriental e central começou em outubro e deveria se encerrar em meados de fevereiro. Segundo Muwonge, a previsão agora é de que termine no final de março.

De acordo com dados da Autoridade de Desenvolvimento do Café do país, as exportações de Uganda nos três primeiros meses da safra 2012/13, que vai de outubro a setembro, caíram 6%, para 641.828 sacas de 60 kg.

Muwonge disse, no entanto, que as chuvas não devem comprometer o volume de produção, apenas a qualidade dos grãos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário