sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Adib Jatene recebe homenagem e vira nome de prédio

Em inauguração de novo edifício do Hospital do Coração, em São Paulo, cardiologista foi saudado pelo vice-presidente Michel Temer, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad.



Aurea Santos/ANBA
Autoridades participaram de evento em São Paulo
São Paulo – Adib Jatene, médico cardiologista e ex-ministro da Saúde, foi homenageado em São Paulo nesta quinta-feira (23) por personalidades do governo e da sociedade civil durante a inauguração do novo prédio do Hospital do Coração (HCor), que leva seu nome. Jatene foi saudado por personalidades como Michel Temer, vice-presidente da República, Alexandre Padilha, ministro da Saúde, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, e Fernando Haddad, prefeito da capital paulista.

“Adib Jatene é uma liderança real, que não precisa estar em um cargo público”, afirmou Temer. “Ele é uma liderança extraordinária”, destacou. Para Temer, Jatene é “um exemplo para os brasileiros”. Temer participou da cerimônia como presidente em exercício, pois a presidente Dilma Rousseff está em Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial.

Alckmin chamou Jatene de “grande homem”. “Um grande homem é aquele que faz com que todos ao seu redor se sintam grandes”, disse o governador. O ministro Padilha lembrou à plateia sobre o dia em que Jatene, cardiologista, sofreu um infarto. “Ele me disse que quando sentiu que poderia estar enfartando, pegou o carro e foi dirigindo para o hospital”, contou. Já Haddad, destacou a atuação de Jatene na melhoria do ensino da medicina nas universidades brasileiras.

Jatene é diretor-geral do HCor e se emocionou ao falar sobre o papel da comunidade árabe no Brasil. Para ele, o novo prédio “honra a comunidade a qual pertenço”. “Somos todos herdeiros e pioneiros. Homens e mulheres que vieram sem conhecer a língua, criaram suas famílias e educaram seus filhos”. Jatene nasceu no Acre, filho de imigrantes libaneses. O HCor é também uma instituição tem origem árabe, pois foi fundado por senhoras da comunidade síria.
Aurea Santos/ANBA
Obra faz referência a Jatene como médico
Também estiveram presentes à cerimônia Davi Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José de Filippi Junior, secretário municipal da Saúde de São Paulo, Gilberto Kassab, ex-prefeito da capital paulista, Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Riad Younes, vice-presidente de Marketing da entidade, além de diversos representantes da comunidade árabe.

Ao fim do evento, foi exibida uma obra do artista paraibano Miguel dos Santos, em referência à contribuição de Jatene para a medicina. A obra fica localizada no segundo andar do edifício.

O prédio

A construção inaugurada nesta quinta-feira é o quinto prédio do HCor e será dedicado a tratamentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e oncologia. A unidade levou dois anos e meio para ficar pronta e custou R$ 145 milhões.

O lugar conta com 38 quartos para internação, um andar exclusivo para quimioterapia e um centro de convenções para 210 pessoas. Seu centro cirúrgico tem duas salas híbridas, nas quais podem ser realizados procedimentos de alta complexidade com o suporte de exames de imagem com alta definição.

O prédio também abriga o aparelho Gamma Knife considerado o equipamento mais preciso do mundo para neurocirurgia, já que trata tumores cerebrais por meio de raios gama, sem a necessidade de corte no paciente.

Além da avançada tecnologia em medicina que o local abriga, o prédio, localizado no bairro do Paraíso em frente à sede da instituição, foi elaborado com conceitos de sustentabilidade para o uso racional da água e o aproveitamento da luz natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário