segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Roteiro Café com Leite atrai turistas com culinária e passeios em SP e MG

Em Mococa, atividade a cavalo passa por 12 fazendas durante cinco dias.
Visitante ainda é recebido com um banquete caipira tradicional da região. 



Twitter


G1 

 
Fazenda Mococa (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)Fazenda Buracão em  Mococa recebe turistas no Roteiro Café com Leite (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
As fazendas de Mococa (SP) integram o Roteiro Café com Leite, que inclui 10 cidades paulistas e 10 mineiras em passeios turísticos com a culinária típica dos dois estados. Os fazendeiros abrem as porteiras para que o turista experimente um pouco da vida no campo.
No projeto, o visitante é recebido com um banquete caipira tradicional da região, como pão de queijo e derivados de milho. Ele também pode cavalgar e conhecer o volteio, um esporte onde o cavaleiro está em constante equilíbrio com o animal.

O passeio a cavalo passa por 12 propriedades rurais e leva cinco dias para ser concluído. São fazendas de gado e de café que preservam a tradição. Alguns casarões utilizados para hospedar os turistas são da primeira metade de século XIX. Algumas fazendas ainda têm a rota que atravessa a divisa até a cooperativa Guaxupé.
No circuito, também acontece o turismo de habitação, onde é possível conhecer a rotina da fazenda, como ordenhar vacas e alimentar os animais. “Se você tem uma casa com quartos sobrando, você adapta esses cômodos para receber o turista. O visitante faz as refeições com a família, como se estivesse visitando a casa de alguém”, explicou o fazendeiro Jan Rais.

Atrativos
A estudante Maria Júlia Dall Bello visitou uma fazenda da cidade pela segunda vez e disse que prefere passar as férias ao ar livre em vez de ficar em casa. “Faz muito bem o ar puro, conviver com os animais”, comentou.

Para a fazendeira Laura Rosseti, o diferencial do passeio está nas pessoas. “Aqui é possível ver muita natureza, igrejas, fazendas antigas e os moradores que são sempre simpáticos e recebem a gente como se recebia antigamente”, contou Laura.
A Fazenda Buracão, em Mococa, que faz parte do roteiro, recebe esse nome por ter nascentes que têm origem no meio de uma grande erosão do solo. O local já foi cenário de um filme na década de 1970. “Na fazenda o visitante tem oportunidade de aproveitar os roteiros da natureza e histórico. Ele decide qual prefere”, afirmou o proprietário Luís Augusto Nasser.
Mais informações sobre o circuito podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone (19) 3665-3921, na Prefeitura de Mococa.
Rota do Cafe com Leite (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)Rota Café com Leite atrai turistas para cidades da região (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário