sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LIVRO O CAFÉ


Lançado em janeiro deste ano, O CAFÉ, de autoria de Cristina Ruiz, é um belíssimo livro de arte que conta, através de textos e fotos, a história do café no mundo e no Brasil, em português e inglês. 

O livro se desenrola numa narrativa bem elaborada, lírica em alguns momentos e mais técnica em outros, que vai mostrando o café em suas origens, seus caminhos pelo mundo, as conquistas de novos povos e como foi adquirindo personalidades diferentes em cada lugar onde chegou.

Além de seu talento natural para seduzir as pessoas com seu sabor ímpar e suas qualidades extraordinárias como bebida, o café foi um grande influenciador, tanto através de costumes sociais, com elegantes cafeterias em vários países do mundo, algumas delas presentes nas páginas do livro, como na esfera do progresso e economia mundiais, atuando nos bastidores das artes, da malha ferroviária paulista, na vinda dos imigrantes para o Brasil, movimento social que mudou o país e sua cultura colonial, entre outras influências.  Economicamente, o café lançou o nome do Brasil ao mundo e, durante décadas, nos salões da Bolsa do Café em Santos, se decidia o destino do grão no mercado internacional.   

Em um dos capítulos pode-se ler algumas receitas simples para se degustar a bebida de muitas formas, o que transforma o livro numa experiência bastante sensorial.

Com prefácio e consultoria de Ensei Neto, profundo conhecedor do assunto, o conteúdo tem a seriedade necessária, sem ter a pretensão de ser um compêndio didático sobre o tema.  A intenção é aproximar o leitor da história do café, fazendo-o mais íntimo de seu companheiro de todos os dias. 

Com design moderno de Patrícia Malízia, artes gráficas de Alfredo Trevisan e impressão da IPSIS, o livro se apresenta através de uma edição elaborada com elegância e beleza.  
Cristina Ruiz é produtora e autora de livros de arte de temas diversos, baseados em ampla pesquisa e iconografia, entre eles O Chá, premiado na Cookbook Awards 2013, categoria Bebidas, como o melhor livro de Chá do Brasil em 2013, concorrendo ao prêmio internacional da categoria na Cookbook Fair, em Beijing, em mai

Nenhum comentário:

Postar um comentário