quinta-feira, 11 de junho de 2015

Bibliotecas rurais chegam a sete comunidades no RN

0  2 
 
 
quinta-feira, 11 Junho, 2015 - 15:30
Foto: Tamires Koop/MDA
Sete comunidades rurais do Rio Grande do Norte recebem nesta semana bibliotecas rurais Arca das Letras, um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que permite o acesso aos livros, incentiva a leitura e a expressão cultural nestas localidades.

As bibliotecas vão atender as mais de 170 famílias de agricultores familiares já beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, também do MDA, nos municípios potiguares de Lagoa de Pedras, Assu e Ipanguaçu.

“A chegada das bibliotecas traz para as comunidades inúmeras possibilidades, pois, além de incentivar o gosto pela leitura, auxilia na pesquisa escolar e promove o fortalecimento das expressões culturais locais”, observa a coordenadora do programa, Dione Ferreira.

Ao todo, serão entregues 1540 livros - entre técnicos, didáticos, literários e gibis - e capacitados 14 agentes de leitura, voluntários que coordenam o empréstimo dos livros e promovem atividades culturais e de incentivo à leitura em suas comunidades.

No Rio Grande do Norte, o programa de bibliotecas rurais e a formação de agentes de leitura são coordenados pela SRA/MDA, em parceria com a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN (Seara). Desde a sua implantação no estado, em 2003, já foram entregues 714 arcas, beneficiando 55.383 famílias, em 117 dos 167 municípios.

Programação

As entregas começaram nesta quarta-feira (10) com a implantação de Arcas nas comunidades de Pimentas e Mandacaru, em Lagoa de Pedras. Na quinta-feira (11), recebem as bibliotecas as associações Morada Nova, Canto Fino e Bela Vista Piató, em Assú. Na sexta-feira (12), ocorrerão entregas nas comunidades de Cuó e Lagoa de Pedra, localizadas no município de Ipanguaçu. 
Sobre o Programa Arca das Letras 
Criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.
A ação conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, a construção dos móveis-bibliotecas e nas diversas atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/bibliotecas-rurais-chegam-sete-comunidades-no-rn#sthash.AJjEXr91.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário