domingo, 14 de junho de 2015

Cooperativa amplia venda de agricultores familiares goianos

0  1 
 
 
sexta-feira, 12 Junho, 2015 - 18:00
Foto: Eduardo Aigner/MDA
Da banana a pão de queijo. A Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Pontalina (Comafap), no sul de Goiás, preza pela diversidade de produtos ofertados pela agricultura. São quase 80 itens produzidos pelos 614 associados – desses, 92% são agricultoras e agricultores familiares. 
Criada em 2009, a cooperativa começou pequena, com apenas 25 associados. A intenção era comercializar a produção coletivamente para garantir melhores preços e facilitar o acesso aos mercados. 
O empreendimento tem o papel de articular a venda dos agricultores familiares. “São produtores independentes e a cooperativa atua como articuladora de negócios, vendendo os produtos produzidos pelos associados”, explica o presidente da Comafap, Osíris Soares de Magalhães. 
Atualmente, a Comafap está presente em 15 municípios no entorno da região goiana, mas com potencial para atender todo o estado. “Nossos agricultores produzem hortaliças, frutas, verduras, carnes bovina, suína e frango caipira. Além disso, temos alguns produtos processados, como derivados de mandioca, cana de açúcar, milho, leite, entre outros”. 
Comercialização
Os agricultores familiares da Comafap também comercializam para programas do Governo Federal, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (Pnae).
 O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem participação nessas duas ações, com a compra institucional a apoio à formação de estoque pelo PAA, e o cumprimento da lei nº. 11.947/09 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo Pnae, que reserva 30% de seus recursos para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para escolas. 
O presidente da cooperativa conta que a renda dos associados varia de acordo com o que é produzido. 
Osíris acredita que a cooperativa ainda pode crescer. “A expectativa é dar melhor assistência aos produtores e conscientizá-los da importância da cooperativa como um negócio deles”, enfatiza.  
Jalila Arabi
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cooperativa-amplia-venda-de-agricultores-familiares-goianos#sthash.I8vZonRM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário