domingo, 14 de junho de 2015

Espaço privilegiado em Brasília valoriza agricultura familiar da região

4  0 
 
 
sexta-feira, 12 Junho, 2015 - 16:15
Foto: Rômulo Serpa/MDA
Imagine fazer uma pausa durante o dia, apreciar o pôr do sol e a vista de Brasília (DF) a 25 metros do chão. Talvez isso fosse o suficiente para descansar da correria do dia a dia, mas a proposta do Café da Torre, inaugurado há quase um ano, é oferecer aos visitantes da Torre de TV, um dos pontos turísticos mais procurados da capital brasileira, algo a mais: a oportunidade de conhecer os produtos da agricultura familiar. 
O leite e os doces utilizados nas receitas de café, os bolos e as geleias servidas com torradas são frutos do esforço de trabalhadores rurais do DF. Além dos produtos de balcão, o espaço oferece, ainda, uma lojinha com cerca de 40 produtos como licores, pimentas, mel e artesanato. A iniciativa surgiu para ocupar o espaço do mezanino da torre, favorecer o turismo e, assim, valorizar a agricultura familiar do DF e entorno.
“Assim que ganhamos o espaço, por meio de uma chamada pública, a nossa ideia era de fazer um Café, um lugar aconchegante para que as pessoas fossem ver Brasília de um ponto muito bonito e que valorizassem os nossos produtos”, lembra a diretora institucional da Rede Terra, Flávia Stela.
Com mais 20 entidades da agricultura familiar e da economia solidária, a Rede Terra foi selecionada para ocupar o mezanino da Torre de TV, reinaugurada em junho de 2014. Juntas, elas representam o trabalho de mais de duas mil pessoas. 
“Vitrine nacional”

Entre as pessoas beneficiadas está Terezinha Maria de Araújo, 58 anos, dona da agroindústria Delícias da Primavera. Moradora do núcleo rural do Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal, ela é a responsável pelos doces, geleias e licores expostos no Café da Torre e que fazem parte de algumas receitas do espaço. 
Para Terezinha, o Café vai muito além da comercialização local. “É um espaço importantíssimo. Já teve gente do Rio de Janeiro e de Santa Catarina me ligando, porque tinha comprado geleia e doce de leite na lojinha e que nunca mais tinha achado um doce tão bom como o meu. O espaço é uma vitrine nacional para a produção familiar”, afirma. 
O sucesso é resultado da dedicação com que Terezinha faz os doces e licores. “Eu vivo do que produzo. Trabalho muito, mas é compensador. É maravilhoso você fazer uma geleia de gengibre, como eu faço, e as pessoas falarem: ‘nossa que maravilha’. Isso é gratificante e compensa as horas de sacrifício” conta a agricultora que aprendeu, há 20 anos, a fazer doces com a avó e os licores com a mãe.
Rede Terra

Criado em 2007, o Instituto Rede Terra surgiu para organizar a produção de dez assentamentos do entorno do Distrito Federal. Dois anos depois, a fim de promover a comercialização dos produtos, foi criada a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Cerrado. No início, a entidade contava com 24 famílias assentas, hoje são quase 500, de cinco municípios goianos, entre eles Valparaíso e Luziânia.
Saiba Mais

A Torre de TV de Brasília é um dos edifícios projetados pelo arquiteto Lúcio Costa, inaugurado em março de 1967. O monumento possui a estrutura em aço, pesa 370 toneladas e tem 224 metros de altura, sendo a 13ª maior torre do mundo e a 4ª maior da América Latina. 
A iniciativa de ocupar o espaço é o resultado da parceria entre o Sistema Público de Agricultura, por meio da Emater, e da Secretaria de Turismo do DF.
Serviço

Café da Torre – Mezanino da Torre de TV
Funcionamento: 9h às 20h – terça a domingo
Entrada é de graça. 
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/espa%C3%A7o-privilegiado-em-bras%C3%ADlia-valoriza-agricultura-familiar-da-regi%C3%A3o#sthash.BFpotsM9.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário