domingo, 14 de junho de 2015

Ministro Patrus Ananias destaca importância da agricultura em encontro


 0  0 
 
 
sexta-feira, 12 Junho, 2015 - 16:15
Foto: Albino Oliveira/MDA
Os desafios e avanços da agricultura familiar brasileira foram apresentados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, na manhã desta sexta-feira (12), no V Encontro Diocesano de Fé e Política, que ocorre na cidade de Goiás - GO. Este ano o tema do encontro é “Agricultura Familiar – Espiritualidade da Criação”.  
A retirada do Brasil do mapa da fome pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi destacada pelo ministro durante o encontro. “Nós temos que ter consciência do que avançamos nos últimos anos. No ano passado, o País foi retirado do Mapa da Fome. Nós estamos zerando a fome no Brasil. Eu estive agora na Expo Milão e há um interesse enorme no Brasil. Lá fora todo mundo sabe o que é Fome Zero e Bolsa Família”, destacou.
Reforma agrária
Patrus ressaltou, também, a contribuição do MDA na luta pela terra e apresentou as principais metas para os próximos anos. “Nós queremos, primeiro, assentar em condições dignas todas as famílias que estejam acampadas no Brasil. Nosso lema até o final do mandato da presidenta Dilma é: nenhuma criança debaixo da lona. Queremos fazer, ainda, com que todos os espaços da agricultura familiar se tornem espaços de produção de alimentos saudáveis e espaços de vida, com saneamento básico, educação, atividades esportivas, espaços de convivência. Nosso grande desafio é preservar e manter as crianças e os jovens no meio rural”. 
Para que esses objetivos sejam alcançados, segundo o ministro, é necessária a participação da sociedade, dos movimentos sociais, das instituições e dos governos estaduais, municipais e federal. 
Outro ponto destacado pelo ministro foi a importância dos alimentos saudáveis. “Tenho escutado bastante que tem aumentado o número de câncer nos hospitais brasileiros. Precisamos dar mais valor à produção dos alimentos livres de aditivos químicos”, alertou.
Participaram do evento o Bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes de pastoral e lideranças de organizações do meio rural. 
Ouça aqui a matéria de rádio. 
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-destaca-import%C3%A2ncia-da-agricultura-em-encontro#sthash.5BnSQW5p.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário