terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Assentados e quilombolas marcam presença em feira internacional na Bahia



Publicado dia 04/12/2015

Assentados e moradores de comunidades tradicionais quilombolas e fundo e fecho de pasto da Bahia estão tendo a oportunidade de divulgar e comercializar a produção na VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). O evento, aberto no último sábado (28/11), prossegue até este domingo (06), no Parque de Exposições de Salvador, e integra a 28º edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
A Superintendência Regional do Incra na Bahia montou um estande institucional na Fenagro com a finalidade de oferecer serviços por meio do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) e do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) pela internet. No local, proprietários rurais que visitam a feira podem obter orientações sobre processos de certificação e fazer consultas ao cadastro de imóveis rurais.
De acordo com o chefe do Serviço de Cartografia do Incra/BA, Miguel Neto, a maior parte das demandas é sobre as documentações necessárias para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Agricultura familiar
Na Febafes, o Incra participou como parceiro. Lá, por exemplo, as famílias do assentamento, Ernesto Che Guevara, localizado no município de Wenceslau Guimarães, estão comercializando produtos agroecológicos.
Os trabalhadores levaram banana, cacau, graviola, cupuaçu, abacaxi e maracujá, além do palmito em conserva. Para o assentado Sidnei Barreto, a feira é uma grande oportunidade de a população encontrar produtos diversificados e também fortalecer o consumo de alimentos saudáveis.
Quilombolas
A remanescente de quilombo Maria Rita Moreira, do Território Quilombola Pitanga dos Palmares, que fica em Simões Filho, conta que a comunidade trouxe para a feira o artesanato típico e alguns produtos agrícolas, como frutas e raízes.
As famílias quilombolas participam com duas barracas na Febafes. “Estamos vendendo peças feitas com a palha da costa, sisal e piaçava. O que mais tem sido comercializado são bolsas, porta pano de prato, porta copos, fruteiras, porta latas e chapéu”, relata Maria Rita.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: @IncraBahia
Face: www.facebook.com/incra.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário