Adus, instituição que atende pessoas que estão em situação de refúgio no Brasil, promove bazar de Natal nos dias 12 e 13 de dezembro na capital paulista. Verba irá para ajudar imigrantes.
São Paulo – O Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil (Adus) vai promover um bazar de Natal nos dias 12 e 13 de dezembro, na capital paulista, para arrecadar fundos para atendimento aos refugiados. A iniciativa ocorre no Instituto Casa da Cidade, na Vila Madalena, e terá à venda desde roupas e calçados até quitutes e pratos típicos de países árabes.
O Adus trabalha no atendimento aos refugiados e oferece para eles cursos de português, qualificação profissional, apoio psicológico, acupuntura, além de promover ações culturais, grupo de estudos e campanhas de conscientização voltadas para o tema. São atendidos atualmente cerca de 600 refugiados em um trabalho levado adiante por 320 voluntários.
Marcelo Haydu, um dos criadores e diretor executivo do Adus, explica que no bazar haverá venda de artigos como roupas, calçados, acessórios, livros e CDs, entre outros, pelo instituto. A verba da comercialização destes produtos, que são tanto novos quanto usados e doados por pessoas físicas ou empresas, irá para o Adus, para ajudar a manter suas ações.
Mas haverá ainda venda direta de produtos pelos refugiados, principalmente gastronômicos, cuja receita irá diretamente para eles. Está prevista a participação no bazar de uma família de sírios que oferecerá doces e salgados do seu país, de uma iraquiana que venderá produtos como coalhada seca e manteiga, além de artesanato, e de uma família da República Democrática do Congo, que comercializará pratos salgados. Um grupo de africanos deve oferecer artesanato, um refugiado sírio trabalhos de caligrafia árabe, entre outros.
O Adus funciona em uma sede na Avenida São João, cedida pelo governo federal, e o bazar vai acontecer no espaço de um parceiro da instituição, na Vila Madalena. A entrada é gratuita.
Serviço:
Bazar de Natal do ADUS
Dias: 12 e 13 de dezembro, sábado e domingo
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Instituto Casa da Cidade - Rua Rodésia, 398 - Vila Madalena
Nenhum comentário:
Postar um comentário