domingo, 25 de março de 2012

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO ESPÍRITO SANTO ATRAI TRÊS JOVENS MOÇAMBICANOS



A GAZETA 12-04-1993
Três jovens moçambicanos estão em Piúma, no Centro de Formação de Monitores do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) para conhecer o funcionamento da Escola Família Agrícola (EFA) e adaptar o modelo para a realidade de  Moçambique.
Este fato podemos confrontar com as palavras do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, em artigo no Jornal do Brasil de 18-03-1993, A África e o Brasil.
- ...ESTAMOS BUSCANDO NESTE MOMENTO INTENSIFICAR NOSSA PARTICIPAÇÇAO NO PROCESSO DE PAZ DE MOÇAMBIQUE, PAÍS DEVASTADO POR UMA GUERRA CIVIL DE 16 ANOS. EM ATENDIMENTO A CONVITE DO SECRETÁRIO GERAL DA ONU, O GOVERNO BRASILEIRO DESIGNOU UM OFICIAL GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMANDAR O CONTINGENTE DAS NAÇÕES UNIDAS QUE SUPERVISIONARÁ O PROCESSO DE PACIFICAÇÃO.
É importante a participação brasileira na pacificação de Moçambique, mas a participação do Mepes na ajuda para forjar educadores, certamente terá no curso dos anos muitos e muitos frutos.
A vinda de três moçambicanos não é mais como no século passado, quando aqui aportavam em navios de escravos: agora eles vêem em busca do conhecimento que liberta os povos, a educação. Ações deste porte deixam os capixabas que trabalham no Mepes, bem como aqueles que contribuem com sua obra fabulosa, contentes, nas com uma reflexão: porque este sistema é mais apoiado nos discursos do que na práticas do dia a dia?
Lembramos que um intercâmbio de agricultores é feito com a Itália, com brasileiros indo e italianos vindo, ampliando os laços de fraternidade e de conhecimentos práticos entre os Países.
Existe ainda a preocupação no Brasil com o relacionamento com os países do Cone Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas o Mepes já há anos tem uma prática de intercambio, principalmente com a Argentina. Hoje dois capixabas estão estudando na Argentina junto a famílias de lá. No ano passado uma professora argentina ficou aqui no Estado.
Intercambio sempre foi uma preocupação do Mepes, que possui uma larga experiência no assunto.
TEXTO 13 DO LIVRO – MEPES 25 ANOS. CONVERSA FRANCA, AMIZADE LONGA. O NOSSO TESTEMUNHO E A NOSSA ESPERANÇA. Ronald Mansur, Eliane Stauffer de Andrade Mansur, Augusto de Andrade Mansur, Vinícius de Andrade Mansur e Helena de Andrade Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário