segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia Especial de Agroecologia reúne mais de 250 pessoas em Domingos Martins



Mais de 250 pessoas, entre estudantes, agricultores e técnicos, participaram, na última sexta-feira (16), na Fazenda do Estado – Incaper, em Domingos Martins, do Dia Especial da Agroecologia que teve como objetivo fortalecer a agroecologia no Espírito Santo. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo (Fundagres), do Banco do Nordeste e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Durante a programação o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, apresentou os avanços do Programa Travessia. “O Incaper desenvolve e executa projetos com diversos parceiros na área da agricultura orgânica e sustentável, portanto, utilizando todas as tecnologias de produção integrada e as técnicas pesquisadas e recomendadas pelo Instituto, o Programa Travessia inclui os agricultores nas ações multidisciplinares dos projetos que fazem parte do programa”, ressaltou.
 
Logo após os participantes conferiram uma palestra sobre Agroecologia e Agricultura Orgânica, proferida pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, Jacimar Luiz de Souza; e uma sobre Compostagem Orgânica, ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Instituto, EdegarAntonio Formentini. Ao final das palestras foram distribuídas as cartilhas de Agroecologia e Agricultura Orgânica e de Compostagem Orgânica.
 
Os participantes também puderam ver na prática os trabalhos realizados na área da agroecologia com as visitas a campo que tiveram os temas: paisagem, diversidade e equilíbrio ecológico; produção de biomassa, reciclagem de matéria orgânica e compostagem; produção orgânica em cultivo protegido; PAIS – produção agroecológica integrada e sustentável; manejo de solo, adubação verde e plantio direto; resgate e uso de variedades adaptadas; e campos de produção de taro (taioba) e mandioquinha verde.
 
“Temos que respeitar a produção de alimentos e os recursos naturais, e as técnicas agroecológicas mostram a produção agrícola de modo sustentável, levando os alimentos mais saudáveis para a mesa dos capixabas”, afirmou o engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, Jacimar Luiz de Souza.
 
O evento reuniu representantes dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, Irupi, Cariacica, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Guaçuí, Iconha, Itarana, Itaguaçu, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Castelo, Santa Teresa e Cachoeiro de Itapemirim.
 
Programa Travessia 
 
O Programa Travessia é a integração de projetos socioambientais para a agropecuária do Espírito Santo, pois integra as diversas áreas do conhecimento ambiental, por meio de estratégias que valorizam os resultados obtidos com a pesquisa, a assistência técnica e a extensão rural, efetivamente aplicada à agricultura familiar no Espírito Santo. 
 
Ele disponibiliza ações na área de Agricultura Orgânica; Corredores Ecológicos; Educação Ambiental;Sociobiodiversidade, Sistemas Agroflorestais, Plantas bioativas, medicinais, aromáticas e condimentares, Produção Integrada, Campo Sustentável, Conservação e Recuperação de Solos e Mananciais, Agroturismo, Cores da Terra, Adequação Socioambiental de Propriedades Agrícolas, Indicação Geográfica e o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases).


Informações a Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco (27) 3636-9865 / 9964-0389 comunicacao@incaper.es.gov.br Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário