sexta-feira, 23 de março de 2012


ACREDITE SE QUIZER: CNBB APROVA ENSINO RURAL DO ES
A GAZETA 13-10-1992
O problema da educação não é um problema isolado. Acha-se estreitamente relacionado aos impasses de fundo, vividos na economia, na política, na cultura, na crise da ética e da religiosidade.
As palavras acima abrem um documento da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), denominado EDUCAÇÃO, IGREJA E SOCIEDADE. Ele revela a preocupação da Igreja Católica em relação aos rumos que a educação brasileira está tomando. O documento alinha cinco pontos quando fala das deficiências do sistema escolar brasileiro, a saber:
1- AINDA HÁ MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE NEM CHEGARAM A ESCOLA. OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E REPETÊNCIA CONTINUAM MUITO ELEVADOS, ATINGINDO PRINCIPALMENTE OS MAIS POBRES.
2- A ANÁLISE DESTE FRACASSO REVELA UMA GRAVE INADEQUAÇÃO DA ESCOLA À REALIDADE DOS ALUNOS, FAMÍLIAS E GRUPOS SOCIAIS AOS QUAIS SERVE. 
3- A FOME CRÔNICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO INFANTIL E IMPOSSIBILITA O APRENDIZADO E, ATÉ MESMO, A PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA.
4- HÁ MUITOS OUTROS FATORES SÓCIO-ECONOMICOS E CULTURAIS QUE TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O AGRAVAMENTO DESSES PROBLEMAS; POR EXEMPO, O PROCESSO DE EMPOBRECIMENTO DAS FAMÍLIAS, QUE EXIGE MUITAS VEZES O INGRESSO PRECOCE DA CRIANÇA NO MERCADO DE TRABALHO, AS MIGRAÇÕES E MUDANÇAS DE DOMICÍLIO, A DISTÂNCIA FÍSICA E A DIFICULDADE DE TRANSPORTE, PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS. 
5- DEVE-SE ACRESCENTAR, AINDA, A FALTA DE MOTIVAÇÃO DO PRÓPRIO ALUNO EM RELAÇÃO A UMA ESCOLA QUE TRATA TEMAS ALHEIOS À SUA VIDA E REALIDADE, E NÃO OFERECE ATRATIVOS NEM DESPERTA O SEU INTERESSE, PROVOCANDO A EVASÃO ESCOLAR E, PRINCIPALMENTE, A BUSCA DE MANERIAS MAIS FÁCEIS DE ‘’VENCER NA VIDA’’ (DROGAS, JOGO...). 
O perfil traçado pela CNBB é perfeito, lamentavelmente perfeito. A nossa realidade é a relatada e a tendência parece ser do mesmo nível, para pior. Mas o interessante do documento da CNBB é que ele não é apenas cáustico. Existe também um registro que fala de um trabalho no setor de educação rural que é desenvolvido aqui no Espírito Santo. Na página 67, fala o seguinte:
- MERECE ESPECIAL APOIO A INICIATIVA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, QUE VALORIZA E INTEGRA A COOPERAÇÃO DA FAMÍLIA RURAL E OS ESFORÇOS DE ADAPTAR A ESCOLA ÀS NECESSIDADES DO CAMPO.
Este esquema de EFA tem sua origem na França há 54 anos e no Espírito Santo há 24 anos. O sistema aqui foi implantado pelo padre Humberto Pietrogrande e já conta com mais de 20 EFAs. Fora do Espírito Santo são mais de 60 EFAs. A EFA funciona em sintonia com a realidade rural. 
A iniciativa capixaba é muito positiva e muito aplaudida pelos governantes. Os visitantes que chegam ficam admirados com a simplicidade e com o valor da escola. Muitos falam que esta é a solução para o ensino rural. E se perguntam. Porque este esquema não se amplia.
Tudo muito bom, mas a realidade da vida da iniciativa capixaba se enquadra muito vem na análise da CNBB, quando ela generaliza a situação da educação: 
- A EDUCAÇÃO FOI FREQUENTEMENTE SUBMETIDA A UMA AÇÃO POLÍTICA IMEDIATISTA E DISCRIMINATÓRIA. OS RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EDUCAÇAO TEM SIDO, MAIS DO QUE INSUFICIENTES, MAL ADMINISTRADOS.

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