terça-feira, 27 de março de 2012

VINHÁTICO


10-12-1991
É muito comum a gente ouvir as pessoas falarem que o homem não é um ser cooperativo. Que o homem  é um ser competitivo.
Ao olharmos para o mundo afora veremos os conflitos, a exploração, a destruição impiedosa da natureza e o homem perseguindo o seu semelhante. Veremos também os valores sendo destruídos e jogados na lama, como uma ação normal e sem nenhuma conseqüência. Vivemos dias de crise, de miséria e de muitas desilusões. Vivemos dias difíceis.
Todo este conjunto de injustiças poderia nos levar a acreditar que a humanidade somente tem progresso quando o Homem subjuga o Homem, quando o Homem controla o Homem: e, quando se estabelece a competição entre pessoas.
Mas quando olhamos para a comunidade do Vinhático, Montanha, norte do Estado,  e para a sua Escola Família Agrícola (EFA), vemos a indicação e a possibilidade real e concreta de que o Homem é um ser cooperativo, onde o que me sobra pode ser passado aos irmãos,  onde o que meu irmão possui- mesmo sendo pouco, pode ser muito para nós.
Tudo é sempre possível quando resolvemos colocar a nossa força e a nossa dedicação na mesma direção, no mesmo ideal de servir e de cumprir uma missão.
Tudo isto está gravado na curta História desta EFA do Vinhático, que forma a pessoa para a vida e para a sua família. Prepara a pessoa para a vida em comunidade, para a vida cooperativa.  Isto é cooperação, não é competição.
Tudo isto está gravado e guardado em nosso coração e na vida de uma pessoa muito importante para todos nós: falamos de VERINO SOSSAI.
Esta formatura é mais um compromisso de todos nós, um compromisso de VERINO SOSSAI, que deu o seu sangue para que a caminhada prosseguisse. Roubaram a sua vida do convívio de sua família, da sua comunidade e dos que como ele são comprometidos com seu irmão. Comprometidos com a vida.
A EFA de 2º grau será o próximo passo. Certamente será mais um sucesso, como tem sido a EFA de 1º grau.
A vida prossegue e devemos abrir novas frentes e novos desafios, porque VERINO SOSSAI passou primeiro nesta estrada e por isto ele permanece nos nossos corações.
Em frente, todos juntos, com VERINO SOSSAI, porque ele vive na nossa esperança de termos um mundo melhor, onde vamos cooperar sempre, competir jamais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário