quinta-feira, 29 de março de 2012

Ação entre amigos para homenagear padre fundador do MEPES

Ação entre amigos para homenagear padre fundador do MEPES  
Uma ação entre amigos será realizada na próxima sexta-feira (30), às 17h, no auditório da Prefeitura de Anchieta para homenagear o Padre italiano Humberto Pietrogrande, fundador do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e da Fundação Padre Antônio Dante Civiero, no Piauí, onde está atualmente.
Na ocasião, será comemorado o 82º aniversário do teólogo e seus 50 anos dedicados ao Brasil. A solenidade inclui ainda o início de uma campanha para arrecadar recursos para a compra de um veículo para o padre atuar no Piauí, em sua fundação.
Para presidente do Mepes, Idalgizo Monegue, será uma ação para homenagear quem muito lutou para defender a cidadania do homem do campo.
Já o prefeito de Anchieta, Edival Petri, que também compõe o conselho do Mepes, a iniciativa é uma homenagem justa e importante para uma pessoa que tanto trabalhou para o interior do Estado. “Ele é uma pessoa iluminada que merece nosso respeito e dedicação. As suas ações foram importantes para evidenciar a qualidade de vida dos moradores do interior, assim como a espiritualidade e a maneira de pensar comunitariamente”, disse.

Quem foi Padre Humberto
O Padre Humberto Pietrogrande nasceu em 01 de abril de 1930, em Pádova, na Itália. Advogado, filósofo e teólogo, chegou ao Brasil em 02 de fevereiro de 1962, na cidade de Recife (PE). Foi ordenado sacerdote em sete de setembro de 1964, na cidade de São Leopoldo (RS).
Padre Humberto fundou o Mepes em 1968, em Anchieta e trabalhou ativamente na promoção integral do homem do campo. Foi pioneiro na criação das Escolas Famílias Agrícolas. Exerceu o ministério sacerdotal como cooperador e pároco de Anchieta e Alfredo Chaves. Em 1987, por ocasião de sua ida ao Piauí, deixou a presidência do Mepes, passou a ser presidente de honra e continuou como membro da junta diretora.
Nestes 50 anos de dedicação ao Brasil, em especial ao Espírito Santo e ao Piauí, Humberto recebeu diversas homenagens e condecorações, concedidas pelas mais variadas esferas dos governos federal, estaduais e municipais, além de reconhecimento das comunidades e instituições.
 Legado. Em visita região Sudeste do Estado, a partir de 64, Padre Humberto conheceu diretamente as condições de vida de inúmeros descendentes de imigrantes italianos, os problemas e o abandono em que vivia a população interiorana naquela época. Após a leitura desse ambiente, foi construindo “um projeto-ação”, que antes de tudo contestava a situação existente e propunha uma ampla ação, de promoção social a nível comunitário; educativo, de saúde e promoção sócio-comunitária, criando então o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).
   Texto: Dirceu de Souza Cetto
Relações Públicas
Gerência de Comunicação Social
Prefeitura de Anchieta
Tel.: (28) 3536-1785 / (27) 9965-1806

Nenhum comentário:

Postar um comentário