sábado, 31 de março de 2012

ALBUÍNO AZEREDO 1


A GAZETA 15 de junho de 1992
Mais uma vez estamos em contato para falar do Mepes. Estamos cumprindo uma missão que não nos foi delegada, mas que achamos necessária por dever de consciência. Aqui está presente uma pequena parte das pessoas envolvidas no Mepes. Gente que veio de longe, que deixou os seus afazeres, mas que sabe da importância deste encontro para o futuro da comunidade rural capixaba e também do Brasil.
Aproveito a ocasião para mais uma vez registrar o caminho até aqui percorrido pelo Mepes, muito longo e cheio de vida. Hoje nós nos apresentamos, como muitos outros fizeram no passado, certo de que no futuro haverá um renovar de forças. Acreditamos nisto.
A primeira semente da verdadeira educação rural no Brasil foi lançada no Espírito Santo  pelo padre Humberto Pietrogrande, em 1965. A germinação ocorre todos os dias. Mas, como um verdadeiro milagre, a primeira germinação ocorreu em três lugares diferentes. Falo do surgimento, em 1969, das EFAs de Anchieta, Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves.
Senhor Governador, hoje vamos recorrer a canção popular:
...que a semente seja santa
Que essa mesa seja farta
Que essa casa seja santa...
A primeira semente foi farta e santa, era boa e foi cuidada por gente generosa, como as que aqui estão. Foi gente deste tipo que nos permitiu estar aqui hoje, pensando no futuro, mas agindo no presente. O sonho virou realidade. A realidade incomoda. Uma pessoas incomodada é o primeiro passo para uma mudança.
Depois vieram as EFAs de Iconha, Jaguaré, Rio Bananal, São Mateus, Montanha, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Pinheiro, Boa Esperança, as creches, o Centro Comunitário de Saúde de Anchieta e o Centro de Formação de Monitores de Piúma.
Numa segunda fase começaram a surgir EFAs com o mesmo sistema de ensino do Mepes, mas independente organicamente, em: Domingos Martins, Santa Maria do Jatibá, Jaguaré e Barra de São Francisco. Mais adiante vão surgir escolas em Venda Nova do Imigrante e Mantenópolis, porque assim as comunidades já decidiram.
Do Espírito Santo saíram sementes de EFA soara 12 Estados Brasileiros, hoje somanto 72 EFAs. Tudo aconteceu e teve como ponto de partida o nosso Estado, pequeno, mas nunca negando apoio aos irmãos de outras regiões. Muitas vezes o chamado vinha em forma de desespero, porque famílias inteiras estavam indo para os grandes centros, no caminho da marginalidade total.
Nestes 24 anos de atuação do Mepes, muita água passou por debaixo da ponte, como diz o ditado popular. O Mepes teve muita incompreensão, muito não e portas fechadas. Mas, se o Mepes chegou até aqui, é porque teve apoio e algumas portas abertas.
Senhor Governador, volto novamente à canção popular do Ivan Lins e Vitor Martins:
...que o perdão seja sagrado
Que a fé seja infinita
Que o homem seja livre
Que a justiça sobreviva...
Lembro ainda que para termos semente farta e santa, daquelas que germinam e dão bons frutos e novamente boas sementes, precisamos caminhar juntos. Lembro também palavras do meu querido padre Humberto Pietrogrande, num momento de muita dificuldade no Mepes, vivendo uma grande crise, ele sabiamente disse:
...conversa franca, amizade longa. O amanhã começa hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário