segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Concursos de qualidade do café - novos voos aos especiais brasileiros



Por Andre Sanches Neto (CaféPoint)
postado em 21/09/2012
Aumentar tamanho do textoDiminuir tamanho do textoImprimir

O início da primavera é o período em que muitas regiões cafeicultoras brasileiras se organizam para celebrar e avaliar a qualidade de seus melhores grãos da safra que se encerra. Produtores, cooperativas e diversos atores envolvidos com a cadeia produtiva do setor, de importantes áreas da cafeicultura como Sul de Minas, Cerrado, Alta Mogiana, Oeste da Bahia, Montanhas do Espírito Santo e Norte do Paraná, reúnem esforços a fim de oferecer dignamente ao mercado a maior expressão de suas produções.

Com o incremento do mercado de cafés especiais no país, os concursos de qualidade de cafés no Brasil têm se tornado verdadeiros eventos, com apelo muitas vezes internacional. Mesmo em um ano historicamente atípico como este, com muitas variações climáticas e pluviais, resultando em queda significativa na qualidade dos grãos, os cafeicultores e seus representantes erguem a cabeça rumo ao futuro e tomam a dianteira para divulgar ao Brasil e ao mundo os reais valores de suas culturas.

Em 2012, um grande exemplo desta tendência será o Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. A cooperativa do cafeicultores - CaféPoços - juntou-se à Prefeitura da cidade para convidar diversos parceiros chaves do setor. Os esforços ao longo do ano trouxeram mais de 20 instituições que apoiam ou patrocinam o evento, desde fornecedores de insumos a exportadores e instituições de pesquisa.

A maior inovação, no entanto, é de cunho 'marketeiro' e ressalta as mudanças de postura que se delineiam no cenário atual da cafeicultura: os organizadores do concurso anunciarão e divulgarão os cafés campeões com exclusividade no maior evento internacional de cafés especiais da América Latina - Espaço Café Brasil, que conta com o apoio oficial do CaféPoint.

O ciclo que se iniciou há um ano com a florada nos cafezais, gerando nos pés de cafés 'botões' e a certeza de uma boa safra aos produtores, vê desta forma seu ápice justamente valorizado, coroando o suor de um ano inteiro junto à lavoura com a festa legítima de um concurso regional e de apelo global.

Sucesso aos Concursos de Qualidade do Café de 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário