segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Curso de sangria em seringueira é realizado em Linhares a partir desta segunda-feira (24)




Incaper
Curso de sangria de seringueiras realizado na Serra
Começa nesta segunda-feira (24) e vai até sábado (29) o Curso de Sangria em Seringueira, que será realizado no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Norte, em Linhares. A atividade é uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Cooperativa dos Produtores de Borracha do Espírito Santo (Coopbores).

Cerca de 15 produtores e trabalhadores rurais da região irão participar do curso, que possui a duração de 44 horas e será ministrado pelo extensionista do Incaper, Itamar Alvino de Souza. A atividade será dividida em uma parte teórica e aulas práticas, no campo.

Entre os conteúdos abordados no curso estão amolagem da faca e escolha das árvores; marcação das árvores em ponto de sangria, cuidados especiais antes e durante a sangria; tratamento preventivo de painel; cuidados com o uso de produtos químicos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sangria com máquina elétrica.

De acordo com o extensionista do Incaper, Itamar Alvino de Souza, o curso tem o objetivo de treinar e aperfeiçoar quem já trabalha com a sangria de seringueiras. “Queremos incentivar o Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores) e o curso fortalece essa atividade”, falou Itamar. Ele lembrou que esse curso deve ser realizado até o final deste ano em outras regiões capixaba.

A extração da borracha natural é uma atividade rentável. Atualmente, quem trabalha com a sangria de seringueira consegue arrecadar entre R$1.200 e R$ 2.600 por mês. No Espírito Santo, esse tipo de trabalho é feito por meio de contratos de parcerias, dos quais também participam mulheres, o que ajuda na ampliação da renda familiar.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário