terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fairtrade International se une à Associação 4C



 

Bonn, 13 de setembro de 2012. Hoje, a Fairtrade International tornou-se membro da Associação 4C, a plataforma global de sustentabilidade para o setor cafeeiro. Como Membro 4C, a Fairtrade International passa a fazer parte de um fórum que inclui um número cada vez maior de representantes da indústria, comerciantes e produtores, assim como organizações da sociedade civil, que trabalham juntos para endereçar questões de sustentabilidade que afetam o setor cafeeiro.

“Entramos para a Associação 4C para garantir que a voz dos pequenos produtores de café continue sendo ouvida em âmbito global. A Associação 4C é o fórum ideal para encontrar importantes atores setor cafeeiro”,explicou Lee Byers, Consultor Sênior de Café e Chá da Fairtrade International. “Estamos ansiosos para participar de discussões como a adaptação aos impactos da mudança climática, investimentos em qualidade e produtividade, entre outras”.

Além de oferecer um fórum para seus membros, a Associação 4C ajuda os produtores e negócios relacionados ao café a darem os primeiros passos rumo à aplicação de práticas sustentáveis de produção. O Código 4C de Conduta, uma referência em padrão de sustentabilidade e sistema de verificação, é o ponto inicial para que os produtores se preparem para obter certificações de sustentabilidade mais exigentes, como a Fairtrade.

Tanto a Fairtrade International quanto a Associação 4C colaboram ativamente com outros padrões de sustentabilidade. Ao trabalharem juntas, essas organizações oferecem um apoio melhor às companhias e produtores que possuem diversas certificações, fortalecendo os programas para os produtores e, em última instância, aumentando o volume geral de café sustentável, verificado e certificado.

“Nós acreditamos que a presença global, alcance e experiência da Fairtrade no trabalho direto com os pequenos produtores de café, há mais de 25 anos, trarão contribuições valiosas ao trabalho da Associação 4C na expansão da sustentabilidade no setor”, afirmou Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da Associação 4C.

Outras duas organizações com padrões-líderes e ativas no setor cafeeiro, a UTZ Certified e a Rainforest Alliance, também são membros da Associação 4C. Com a chegada da Fairtrade, os três padrões-líderes em sustentabilidade poderão trabalhar juntos em benefício de todos os atores da cadeira produtiva – dos produtores aos revendedores e consumidores ao longo da plataforma oferecida pela Associação 4C.

Para mais informações, entre em contato com Veronica Perez, da Associação 4C, por meio do email veronica.perez@4c-coffeeassociation.orgou telefone +49 228 850 50 15 ou Reykia Fick, da Fairtrade International, pelo email r.fick@fairtrade.net ou telefone +49 228 949 23 141.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário