quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Feira livre de produtores em transição agroecológica é inaugurada em Água Doce do Norte





O município de Água Doce do Norte conta agora com mais um canal de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Foi inaugurada, nesta quarta-feira (19), a Feira livre de produtores em transição agroecológica, com 17 barracas de pequenos agricultores da localidade. A feira irá funcionar todas às quartas-feiras, de 6h às 14 horas, na Rua Padre Franco, no Centro.

Na inauguração da nova feira livre, além dos produtores familiares, visitaram as barracas representantes de associações de produtores, consumidores da cidade e estudantes do município. Eles foram levados pelos professores para conhecer os produtos em transição agroecológica, com a perspectiva educativa de incentivar a alimentação saudável das crianças.

De acordo com o chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural CRDR do Extremo Norte, Nilson Araújo Barbosa, a inauguração da feira fortalece e consolida mais um canal de comercialização da agricultura familiar no Norte do Espírito Santo. “A feira é um reflexo do trabalho do Incaper junto aos agricultores familiares do município. Trabalhamos, há três anos, a organização desses produtores para os programas de comercialização governamentais. Como houve excedente na produção, eles se organizaram para comercializar na feira”, explicou Nilson.



Crianças de escolas do município visitam a feira.


Um dos diferenciais da feira inaugurada em Água Doce do Norte é a oferta de produtos em processo de transição agroecológica. “Em até três anos, essas famílias receberão o selo de certificação de produtos agroecológicos. O Incaper tem feito um trabalho com os agricultores, por meio de cursos, excursões a propriedades agroecológicas para incentivar esse tipo de produção”, explicou o extensionista do Incaper, Carlos Marcos Alves dos Santos. 



 

Feira livre: mais um canal de comercialização da agricultura familiar.


Na solenidade de inauguração da feira estiveram presentes, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o chefe do CRDR do Extremo Norte, Nilson Araújo Barbosa, e extensionistas do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELRD) de Água Doce do Norte. O prefeito municipal e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) também estiveram no evento.




Incaper na solenidade de abertura.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário