terça-feira, 25 de setembro de 2012

FICAFÉ 2012, em Jacarezinho, acontece de 7 a 9 de novembro


24-09-2012

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (FICAFÉ) realiza sua quinta edição nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Jacarezinho, no norte pioneiro paranaense. Em 2012, a expectativa é atrair cerca de 4 mil visitantes. A Feira reúne cafeicultores de várias regiões produtoras do grão e representantes de indústrias, corretores, fabricantes de insumo, máquinas e equipamentos, cafeterias, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.
Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Cafés Especiais, o evento é uma imersão no universo dos cafés especiais. Durante a FICAFÉ, os visitantes terão a oportunidade de participar de rodadas de negócios, degustações comentadas de cafés certificados e especiais e de várias palestras sobre o setor.
Nesta edição da FICAFÉ haverá a ampliação dos eventos técnicos. O primeiro dia da Feira será reservado para a realização do "I Simpósio deinovação e difusão tecnológica da cafeicultura do Norte Pioneiro do Paraná", além de minicursos e exposição de painéis. Os eventos serão dirigidos para agrônomos, técnicos, produtores e estudantes do segmento do café.
Nos dias 8 e 9 de novembro, acontecem palestras voltadas para o cenário da cafeicultura do Norte Pioneiro. Em pauta, temas como acesso a novos mercados, produção de cafés de qualidade, manejo integrado de pragas do cafeeiro, entre outros. "A geração de conhecimento é um diferencial da FICAFÉ. Nossa intenção é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia da cultura do café", afirma Odemir Capello.
Para ele, o evento tem mudado os conceitos da produção cafeeira no Norte Pioneiro do Paraná, pois incentiva os cafeicultores a valorizarem a qualidade do produto, a gestão empresarial das propriedades agrícolas e a inovação tecnológica. "O resultado é a produção de grãos com maior valor agregado, melhorando a rentabilidade do produtor."
Histórico
Em 2006, a criação da Associação de Produtores Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) melhorou e continua aprimorando a produção e a comercialização de cafés especiais na região, por meio de incentivos em inovação tecnológica, capacitação, obtenção de certificações, acesso a conhecimento técnico e a novos mercados, consultorias, associativismo, entre outras realizações.
Odemir Capello ressalta que a criação do Projeto Cafés Especiais contribuiu com a promoção da região do Norte Pioneiro como uma área de referência na produção de cafés de qualidade diferenciada.
A FICAFÉ foi criada com o objetivo de divulgar a cafeicultura do Norte Pioneiro, além de estreitar o elo da cadeia produtiva de cafés especiais.
A FICAFÉ já está na agenda dos produtores e torrefadoras de todo o Brasil e atrai inclusive visitantes do mercado internacional para as rodadas de negócios. O interesse das torrefadoras é encontrar novas origens de cafés especiais e certificados.
"Nossa expectativa para 2012 é muito boa, principalmente porque recebemos, no primeiro semestre deste ano, a certificação de identificação geográfica, que aumentou ainda mais o valor agregado do café do Norte Pioneiro", destaca Odemir Capello.
A Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.) garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos cafés do Norte Pioneiro. Além dos paranaenses, apenas outras duas regiões brasileiras, de Minas Gerais, apresentam o registro oficial, a Região do Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira.
Realização
A FICAFÉ 2012 é uma realização do Sebrae/PR, da ACENPP, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banco do Brasil, Prefeitura de Jacarezinho, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Conselho Federal de Engenheiros e Agrônomos (CONFEA-PR), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário