sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Foco de fungo em lavouras de El Salvador já é o mais forte da última década postado há 1 dia atrás Comente!!! A Associação de Provedores Agrícolas (APA) de El Salvador advertiu sobre uma forte ocorrência de ferrugem nos cultivos de café do país, situação que também afeta os vizinhos Guatemala e Honduras. A APA disse que o índice de infecção nacional ronda os 30%, mas em algumas regiões, chegou-se a reportar 60%, segundo um informe publicado no diário El Mundo. O inverno ruim (época de chuvas, maio a outubro) propiciou as condições para o desenvolvimento do fungo, somado à falta de alerta precoce, segundo empresários do setor. Eles asseguraram que o foco é o mais forte da última década, de acordo com a publicação. A ferrugem é uma doença que todos os anos se apresenta nos cafezais e se trata de um fungo que se aloja nas folhas da planta. A acumulação de umidade e as temperaturas próximas a 22 graus são as condições propícias para a proliferação desse fungo. O presidente da Fundação Salvadorenha para Investigação de Café (Procafé) disse que o foco "impactará terrivelmente", mas disse que ainda é muito prematuro determinar em quanto poderia reduzir a produção. A colheita do ciclo de 2012/2013 começará em outubro próximo e está estimada inicialmente em 1,38 milhão de sacas de 60 quilos. Segundo os dados do setor, a afetação da ferrugem em Honduras é de cerca de 10%, enquanto na Guatemala foi notada a presença do fungo em 40% dos cafezais. As informações são da Prensa Latina, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.



postado há 1 dia atrás

A Associação de Provedores Agrícolas (APA) de El Salvador advertiu sobre uma forte ocorrência de ferrugem nos cultivos de café do país, situação que também afeta os vizinhos Guatemala e Honduras.

A APA disse que o índice de infecção nacional ronda os 30%, mas em algumas regiões, chegou-se a reportar 60%, segundo um informe publicado no diário El Mundo.

O inverno ruim (época de chuvas, maio a outubro) propiciou as condições para o desenvolvimento do fungo, somado à falta de alerta precoce, segundo empresários do setor.

Eles asseguraram que o foco é o mais forte da última década, de acordo com a publicação.

A ferrugem é uma doença que todos os anos se apresenta nos cafezais e se trata de um fungo que se aloja nas folhas da planta. A acumulação de umidade e as temperaturas próximas a 22 graus são as condições propícias para a proliferação desse fungo.

O presidente da Fundação Salvadorenha para Investigação de Café (Procafé) disse que o foco "impactará terrivelmente", mas disse que ainda é muito prematuro determinar em quanto poderia reduzir a produção.

A colheita do ciclo de 2012/2013 começará em outubro próximo e está estimada inicialmente em 1,38 milhão de sacas de 60 quilos. Segundo os dados do setor, a afetação da ferrugem em Honduras é de cerca de 10%, enquanto na Guatemala foi notada a presença do fungo em 40% dos cafezais.

As informações são da Prensa Latina, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário